Ex-aluna do Câmpus Urupema é aprovada em doutorado na UFSC

NEWS Data de Publicação: 14 abr 2021 11:17 Data de Atualização: 15 abr 2021 13:16

A egressa do curso superior de tecnologia em alimentos do IFSC Câmpus Urupema Bruna Rafaela da Silva Monteiro Wanderley, de 25 anos, foi selecionada para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (PGCAL - UFSC).

Bruna relata que o interesse pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da UFSC, iniciou no final da graduação, pois durante o período do curso de Tecnologia em Alimentos no IFSC, a aluna participou de diferentes projetos de pesquisas, e com a rotina de estudos nos laboratórios, Bruna se sentiu motivada e determinada a aprofundar os estudos nessa área.

“Antes de finalizar a graduação, me inscrevi na seleção de mestrado do PPGCAL da UFSC, na qual fui selecionada e dei início aos meus estudos na instituição no ano de 2019. A minha experiência no mestrado, despertou em mim o desejo de continuar os meus estudos na instituição e a partir disso decidi me inscrever para o doutorado no PPGCAL. Sendo que o mesmo é um programa de excelência, o que contribuirá para o meu futuro acadêmico, onde poderei consolidar o meu futuro na área da pesquisa e da docência, o qual me identifico”, salienta.

O projeto se enquadra em diferentes linhas de pesquisas, como por exemplo, Inovação e desenvolvimento de novos produtos, Química e bioquímica de alimentos. Bruna terá como orientadora no doutorado a Professora Dra. Carlise Beddin Fritzen Freire.

A aluna pretende promover a valorização de matérias-primas regionais pouco exploradas, com ênfase nas frutas nativas catarinenses, incentivando a importância do seu cultivo, bem como o seu consumo, além disso, promover a diversificação de produtos já existentes no mercado, que segundo Bruna, “Isso resultará na agregação de valor das matérias-primas, disponibilizando alternativas de renda para os pequenos produtores rurais, com os produtos fermentados desenvolvidos”, pontua.

Bruna relata que o sentimento em ser selecionada para o programa é de felicidade e gratidão, "Nesse momento é um mix de sentimentos, especialmente gratidão, por toda a trajetória até o momento e também por aqueles que contribuíram para isso se tornar realidade. E também, felicidade, em ter alcançado esse objetivo em um programa de pós-graduação de excelência (conceito CAPES 6), em uma das melhores universidades do país”, conclui.

O PGCAL - UFSC

O Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCAL - UFSC), objetiva formar mestres e doutores para promover e contribuir na produção de conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência de Alimentos, disseminar e aplicar esse conhecimento em atividades de ensino, pesquisa e produção sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O programa é avaliado no conceito 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que significa, que o programa tem excelência de nível internacional.

NEWS