Política de Segurança Sanitária para a Covid-19: conheça o plano de ação do Câmpus Joinville

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 09 abr 2021 14:11 Data de Atualização: 09 abr 2021 14:40

O Câmpus Joinville já tem o seu Plano de Ação para a Covid-19, dentro da Política de Segurança Sanitária do IFSC. O plano local foi aprovado pelo Colegiado do Câmpus Joinville no dia 31 de março, em reunião extraordinária por videoconferência. Anteriormente, o plano já havia sido apresentado para ciência do Colegiado, em 17 de março, e para a comunidade acadêmica, em reunião aberta transmitida pelo canal do IFSC Joinville no YouTube, no dia 26 de março.

O plano de ação traz as diretrizes para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, no que se refere a questões acadêmicas, de recursos humanos, organização de infraestrutura e protocolos fitossanitários gerais e específicos. A aprovação do texto não implica no retorno de atividades presenciais, sejam administrativas ou acadêmicas.

“O documento acolhe todas as diretrizes da Política de Segurança Sanitária e as complementa, de acordo com o contexto do câmpus, para o retorno gradativo à presencialidade, enquanto perdurar o estado de pandemia de Covid-19 na região e conforme determinação dos órgãos superiores do IFSC e diretrizes médico-sanitárias”, explicou o coordenador local da Comissão de Contingência e chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos do Câmpus Joinville, Geraldo Sales dos Reis.

Durante a reunião do Colegiado, o estudante Gustavo Alves de Souza, um dos representantes discentes no Colegiado, elogiou o trabalho da comissão local. “O momento é difícil. E o plano ficou muito organizado”, ressaltou Gustavo.

Conheça o plano

O plano de ação do Câmpus Joinville é organizado em três partes: contextualização da instituição; diretrizes gerais para a organização das pessoas, fluxos e espaços institucionais; e etapas de organização das atividades.

Para contextualização, foi levado em conta o total de alunos com matrículas ativas no Sigaa no semestre 2020.2, que era de 1.281 alunos, dos quais 50% são estudantes do período da noite. O restante se divide entre manhã (24%) e tarde (26%). Já o número de servidores totalizou 153 pessoas, sendo 95 professores e 58 técnico-administrativos.

De acordo com o documento, a delimitação dos públicos estratégicos serve para nortear as ações desenvolvidas na e pela instituição no que se refere à comunicação institucional, ao estabelecimento de parcerias e diálogos durante a pandemia e à possibilidade de circulação e acolhimento em espaços institucionais durante esse mesmo período.

Na segunda parte, o documento traz as diretrizes gerais de organização dos espaços, com medidas que possibilitem o distanciamento social, evitem aglomerações e o consequente risco de contágio, bem como garantam o uso de máscaras e EPIs e a atenção aos protocolos biossanitários.

Já a terceira parte do Plano de Ação define as ações do Câmpus Joinville para as três primeiras fases da Política de Segurança Sanitária do IFSC, já aprovadas pelo Consup. Pela proposta, o conjunto de medidas e ações deverá ser aplicado de modo articulado, em cada fase da evolução da epidemia.

A modificação dos cenários epidemiológicos pode acarretar interrupção na progressão das fases ou retorno a fases anteriores do plano. O plano será continuado, em suas diferentes fases, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19 e a circulação do vírus e enquanto não houver tratamento específico para a doença ou vacina, havendo risco de recrudescimento da epidemia ou de surtos no ambiente escolar.

Nos anexos, o plano exibe os mapas de risco de contaminação dentro do câmpus, apresenta as estruturas de funcionamento da barreira sanitária e da sala de isolamento e traz as normas específicas para uso da Biblioteca e dos laboratórios de Informática, Enfermagem, Elétrica e Mecânica.

O IFSC está atualmente na fase zero, que é o período de suspensão das atividades presenciais regulares e realização presencial somente de atividades essenciais.

Conheça a equipe

A Comissão de Contingência do Câmpus Joinville é formada por representantes de todos os segmentos internos da comunidade escolar. Além do professor Geraldo, a direção também é representada pela chefe do Departamento de Administração, Karin Fetter.

A estudante Paola Espíndula é representante discente dos cursos técnicos integrados e Tacyara Aparecida Bonifácio, Iago Matos e Murilo Silveira representam os alunos dos cursos superiores.

Os professores são representados por Kristiane de Castro Dias Duque, Marlete Scremin e Vanderleia Muller Duarte (Saúde e Serviços), Paulo Amaro Velloso Henriques dos Santos (Cultura Geral), Valter Vander de Oliveira (Mecânica) e Nivaldo Theodoro Schiefler Junior (Elétrica).

A representação dos técnico-administrativos é feita pelos servidores Euclésio de Oliveira Silvério e Jorge Marcelo Burnik, do Departamento Administrativo, e Rogério Ferreira Fragoso, do Departamento de Assuntos Estudantis. São suplentes deste segmento: Angela Morel Nitschke Dums, Adriano Albino Machado e Jussiane Ribeiro da Luz.

O técnico-administrativo Raphael Henrique Travia representa a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP).

Quem tiver dúvidas ou sugestões, pode entrar em contato com a comissão pelo endereço eletrônico covid.jle@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL CÂMPUS JOINVILLE NEWS