O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Florianópolis faz parceria inédita com Centro de Estudos e Pesquisas da Liga Catarinense de Combate ao Câncer (CELC)

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 13 abr 2021 16:36 Data de Atualização: 13 abr 2021 16:39

Um projeto da professora Gerusa Ribeiro, do curso técnico em Enfermagem do Câmpus Florianópolis, acabou se tornando uma parceria inédita com o recém-criado Centro de Estudos e Pesquisas da Liga Catarinense de Combate ao Câncer (CELC), inaugurado no dia 6 de abril, com sede na Radioterapia São Sebastião, na capital. O curso superior de tecnologia em Radiologia do câmpus também integra a parceria.

“O Centro de Estudos vem para fortalecer as nossas ações de extensão, de pesquisa e de assistência para o paciente em tratamento oncológico. O foco diz respeito ao tratamento com radioterapia, com revisões de protocolo, fortalecimento da qualidade e da segurança – questões que se revertem em benefícios para quem está passando por esse momento tão delicado. Tudo é voltado para o paciente”, ressalta Gerusa.

 

A iniciativa entre o Câmpus Florianópolis eu CELC permite, entre outras coisas, que trabalhos de conclusão de curso e mestrado em radioterapia sejam realizados com validação submetida ao arbítrio e certificação nacional e certificação nacional e internacional.

 

Para a professora, é uma relação em que todos ganham. “Para o Centro de Estudos, nós, enquanto ensino, podemos oferecer a pesquisa por meio dos nossos programas de graduação e pós-graduação, podemos ampliar campos de estágios e permitir a formação de alunos conhecedores e mais sensíveis a essa área de atuação tão específica que é a radioterapia”. Já o Câmpus Florianópolis passa a ser referência com a ampliação dos estágios, ensino, pesquisa e extensão na área.

 

“A gente tem as disciplinas principais – mamografia, densitometria óssea, tomografia e radioterapia – que englobam desde o diagnóstico até o tratamento. Atualmente temos os estagiários já atuando na Radiologia São Sebastião. Além da ampliação desses estágios, os professores também poderão fazer simulações práticas, especialmente para o nosso mestrado profissional em Proteção Radiológica”, destaca a coordenadora do curso, Juliana Coelho.

 

Integração inédita

 

De acordo com Gerusa, o principal diferencial da parceria é a interação entre o serviço e a comunidade acadêmica. Tanto que a professora é quem assumiu a Diretoria Técnico-Científica e a Coordenadoria da Comissão Científica. “Normalmente, as parcerias se limitam a campo de estágio.É como se a gente desse as mãos e todos trabalharemos juntos, com o IFSC tendo igualdade nas decisões em relação a processos e procedimentos. Somos aliados.”

 

A nova estrutura integra ensino,pesquisa, assistência e gestão, com a meta maior de unir os avanços dos recursos tecnológicos ao atendimento integral e humanizado ao paciente. Paralelamente será dado o passo inicial e reforma total da área física e a aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta, Acelerador Linear, em sua unidade no Hospital de Caridade. Serão dois polos, o atual, na Casa de Saúde São Sebastião e a novidade no Hospital de Caridade, a compor um conjunto sob a condução técnica dos protocolos do Centro de Estudos, qualificadas e validadas com arbítrio nacional e internacional, em todos seus procedimentos.

 

O presidente do CELC e da São Sebastiao, radioterapeuta e oncologista Ernani Lange de S. Thiago, destaca a importância do trabalho já em andamento. “É preciso acompanhar permanentemente a evolução veloz do conhecimento na medicina e no tratamento dos pacientes. Certamente um centro de estudos é um dos mais valiosos instrumentos para alcançar esse objeto, quando dispõe de recurso tecnológico a operacionalizar o conhecimento”.

 

Responsável pela coordenação do CELC, a enfermeira Lara Vandresen ressalta que a estrutura vai permitir a comunicação integrada e em tempo real com os médicos e profissionais da saúde que fazem a assistência no tratamento do câncer. “Vamos utilizar as mais modernas ferramentas digitais para unir todas as faces do grande trabalho em defesa dos pacientes, com acolhimento e ainda maior qualidade”.

 

 

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.