Estudante do IFSC busca vaga em competição internacional de xadrez

EXTENSÃO Data de Publicação: 19 abr 2021 16:35 Data de Atualização: 19 abr 2021 18:27

A aproximação entre a estudante Camille Wiltner e o xadrez começou cedo e dentro de casa. Por volta dos 3 anos de idade era comum a brincadeira com o pai e o irmão usando o tabuleiro e as peças do jogo. A diversão, porém, virou uma prática regular e hoje, aos 17 anos e cursando a 4ª fase do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, o esporte poderá abrir uma porta internacional: Camille buscará nesta quarta-feira (21) uma vaga na seletiva nacional para a Gymnasíade 2021, considerada uma das maiores competições escolares do mundo.

O direito para disputar a vaga na seletiva nacional foi conquistado por meio do desempenho de Camille no Campeonato Catarinense de Xadrez Escolar, realizado em março. A estudante do IFSC ficou em sexto lugar, após vencer cinco de sete rodadas no nível intermediário.

A vaga na seletiva nacional depende, agora, de um torneio que envolverá as seis atletas com melhor colocação no Campeonato Catarinense de Xadrez Escolar. As estudantes disputarão nesta quarta-feira (21) as três vagas catarinenses na seletiva nacional para a Gymnasíade 2021. “Admito que estou nervosa, tem muita menina boa competindo contra mim, mas estou ansiosa para saber se vou conseguir passar para a próxima etapa”, conta.

Para se preparar para competições durante a pandemia, a estudante do curso de Modelagem do Vestuário treina de maneira online. Os treinos ocorrem duas vezes por semana e têm uma média de duas horas de duração.

Em paralelo, a enxadrista também concilia as atividades do curso técnico no IFSC, aulas de jazz e, até o início da pandemia, também havia espaço para o vôlei de areia. “Sempre pratiquei várias modalidades de esporte, mas o xadrez sempre fez parte da minha jornada junto com os estudos. A única coisa que sempre precisei fazer é me organizar com horários e me dedicar em cada atividade que estou fazendo naquele momento”, explica Camille.

A seletiva nacional para a Gymnasíade deve ocorrer em Aracaju, no Sergipe, entre os dias 8 e 11 de agosto. Já a Gymnasíade 2021 está programada para ocorrer de 16 a 23 de outubro em Jinjiang, na China, e é organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar.

Mais informações podem ser obtidas no regulamento da seletiva nacional disponível no site da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.

EXTENSÃO CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO