Plano do Câmpus São José de enfrentamento à covid-19 é aprovado pelo Comitê Municipal de Saúde

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 abr 2021 09:31 Data de Atualização: 26 abr 2021 09:51

O Plano de Contingência do Câmpus São José (Plancon) foi aprovado pelo Comitê Municipal de Saúde. O documento detalha ações que o câmpus vai adotar para prevenir contágios por covid-19 no caso de retorno às atividades presenciais. Com a aprovação, o câmpus recebeu um certificado da Defesa Civil de Santa Catarina de que a instituição atendeu os critérios do Plancon Edu Escolar, o plano estadual de contingência para prevenção, controle e monitoramento da disseminação da covid-19 no estabelecimentos de ensino catarinenses. Internamente, o documento havia sido aprovado pelo Colegiado do Câmpus em fevereiro.

Veja o Plancon do Câmpus São José na página do IFSC com informações sobre as medidas de enfrentamento à covid-19

O plano foi elaborado pela Comissão Local de Contingência, cuja criação foi prevista na Política de Segurança Sanitária para a Covid-19 do IFSC (PSS). O grupo, formado por servidores e estudantes do câmpus, começou o trabalho em setembro do ano passado. Ele detalha ações a serem tomadas nas fases 0, 1 e 2 definidas pela PSS para os diferentes cenários de evolução da pandemia, sendo a fase 0 correspondente à suspensão total das atividades presenciais, a fase 1 um período de suspensão parcial de atividades administrativas presenciais e de suspensão total de atividades acadêmicas presenciais e a fase 2 o retorno a 30% das atividades acadêmicas e administrativas presencialmente.

O documento aborda, entre outros temas, a organização do uso dos espaços físicos do câmpus - quantas pessoas podem usá-lo simultaneamente (haverá redução da capacidade dos ambientes para garantir distanciamento mínimo 1,5m entre seus usuários) e em quais condições -, protocolos para entrada, saída e circulação de pessoas pelo câmpus, medidas para informar a comunidade interna sobre as ações de enfrentamento à pandemia e procedimentos a serem adotados caso alguma pessoa apresente sintomas típicos de covid-19. O uso de máscaras bem ajustadas à face e cobrindo boca e nariz será obrigatório para todos os usuários do câmpus, conforme determina o plano, assim como a higienização das mãos com álcool gel ao adentrar qualquer ambiente fechado e ao término de cada turno.

O Plancon traz, ainda, um mapa de classificação de riscos dos ambientes e definição de quais devem permanecer fechados durante a pandemia.  A classificação de risco dos ambientes do câmpus foi feita com base na PSS do IFSC e na legislação estadual sobre medidas de enfrentamento à pandemia. “Entendemos que alguns ambientes deveriam permanecer fechados, em razão de orientações da PSS, por apresentarem pouca ventilação natural ou pela dificuldade em manter a higienização adequada”, explica o presidente da comissão local, Volnei Velleda Rodrigues.

Os ambientes do câmpus que ficarão fechados em caso de retorno às atividades presenciais são: academia; auditório; cozinha para alunos e servidores; Laboratório de Prototipagem; miniauditório; Relaxa Aí; sala das coordenadorias de Extensão e Relações Externas e de Pesquisa e Inovação; sala de artes marciais; sala do Grêmio Estudantil e centros acadêmicos; salas de atendimento paralelo; e vestuários que ficam ao lado da sala de artes marciais.

“Seguir os protocolos e orientações previstos na PSS do IFSC e no Plano de Contingência Local do Câmpus são primordiais para um retorno gradual, com segurança para os estudantes e servidores. A correta implementação das fases previstas no plano, observando constantemente os indicadores técnicos de controle da pandemia serão decisivos para o sucesso na execução do plano de contingência”, avalia o diretor-geral do Câmpus São José, Tiago Semprebom.

O diretor-geral conta que o câmpus já havia adquirido os insumos necessários para aplicação do Plancon no final de 2020, pois não havia certeza de que haveria recursos para comprá-los neste ano. O Plancon prevê o uso de insumos como dispensers de álcool gel, faixas e cartazes para sinalização e reforço na higienização do câmpus.

Servidores

De acordo com o Plancon, o trabalho remoto dos servidores do câmpus deve ser adotado sempre que for possível. Nos setores que retomarem as atividades presenciais, deve ocorrer um rodízio de servidores ao longo da semana. Os horários de funcionamento dos setores podem ser flexibilizados para atender as demandas das unidades e garantir a continuidade da oferta do serviço de acordo com essa demanda - a carga horária não cumprida presencialmente pelos servidores, será cumprida de forma remota.

Servidores que compõem o grupo de risco para covid-19 ou que moram com pessoas nessa condição devem ser resguardados das atividades presenciais. Servidores com filhos em idade escolar (educação infantil e ensino fundamental) cujas aulas tenham sido suspensas, terão prioridade na realização de atividades remotas até que as aulas nas escolas sejam retomadas.

Para mais informações, leia o Plancon do Câmpus São José.

INSTITUCIONAL