Estudantes do ensino médio realizam sarau virtual sobre consciência negra, pandemia e invasão da América

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 26 abr 2021 16:32 Data de Atualização: 27 abr 2021 11:31

Promover o debate sobre a história e as complexidades sociais que envolvem as populações negra e indígena em meio ao predomínio de uma cultura eurocentrada. Esse foi o objetivo da produção de imagens, poemas, escritas e paródias coordenada pelo professor Charles Raimundo, do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, junto aos estudantes dos cursos técnicos integrados em Química e em Modelagem do Vestuário no último semestre. O material foi organizado e disponibilizado pelos próprios estudantes num site e gerou, ainda, um sarau online em que as obras foram apresentadas e debatidas.

Segundo o professor, que dá aulas de História no câmpus, o material elaborado pelos alunos abordou dois temas: “Consciência negra em pandemia” e “A invenção da américa”. “A população negra e indígena teve muito da sua produção intelectual/estética colocada à margem da modernidade ocidental. Isso motivou o início deste trabalho interdisciplinar e que, devido à qualidade do resultado, resolvemos transformar também num sarau”, conta.

Cerca de 60 obras foram criadas pelos estudantes das segundas fases dos cursos de ensino médio técnico. “A adesão e a qualidade dos trabalhos entregues foram excelentes. A princípio não era a intenção divulgar publicamente os trabalhos, mas em conversa com as turmas entramos em acordo que valeria a pena divulgar e não os esquecer em nossos arquivos pessoais”, destaca.

Outro diferencial da iniciativa realizada nas aulas de História das fases iniciais dos cursos de ensino médio foi a diversidade enquanto forma avaliativa. “Havia a intenção de contemplar os diferentes potenciais existentes nas turmas, oportunizando para os/as estudantes que se expressassem em formatos que não só o texto descritivo”, aponta o professor.

O site em que estão disponíveis tanto as obras quanto a gravação do sarau deve permanecer acessível e receber atualizações a cada semestre. “Vai depender muito do envolvimento de cada turma com as temáticas e o tempo de elaboração e construção do ambiente virtual. Neste semestre que passou a exposição online foi fruto de um trabalho em equipe ‘extra classe’, com fundamental protagonismo de estudantes no processo. Quanto às próximas... vamos ver... Talvez o site se torne um lugar que hospede diferentes exposições”, comenta Charles.

Para conferir as 60 obras e assistir à gravação do sarau, acesse aqui o site organizado pelos estudantes.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS