Clássico “1984” é a obra de maio do Clube do Livro do IFSC

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 abr 2021 13:06 Data de Atualização: 30 abr 2021 13:33

Publicado em 8 de junho de 1949 na Inglaterra, o livro 1984, de George Orwell, é o título de maio do Clube do Livro do IFSC. O encontro virtual está marcado para o dia 28, às 16h. As inscrições para alunos, servidores e comunidade já estão abertas e devem ser feitas em formulário eletrônico. O assistente administrativo do Câmpus Jaraguá do Sul – Rau e escritor Rodrigo Domit fará a mediação.

Clique aqui para se inscrever

Sobre o livro, Rodrigo Domit antecipa que, para os que se deparam com essa obra hoje, quase 72 anos após sua publicação e mais de 35 anos após o futuro que pretendia retratar, 1984 parece ter sido recém-publicado, tratando de forma simbólica situações que vivenciamos cotidianamente. “E é justamente este caráter profético, mas ainda vivo, que torna esta obra um clássico da literatura mundial, um livro para ser lido e relido, para trazer novas reflexões e, talvez, presságios”, comenta.

Em suas 326 páginas, o romance distópico é ambientado em uma sociedade que vive sob um regime totalitário e repressivo. Segundo a sinopse, a história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.

“No período do Iluminismo, da esperança após as trevas da Idade Média, a humanidade construiu obras e conceitos voltados à valorização da vida, da igualdade e da liberdade, pautados na certeza de que a constante evolução da razão levaria a sociedade a atingir seus ideais utópicos. No entanto, as barbáries cometidas antes e durante as Grandes Guerras Mundiais levaram a sociedade a incertezas e temores em relação aos caminhos que ainda viriam a ser percorridos. Este ‘Zeitgeist’, espírito da época, acabou refletindo-se em obras distópicas como o livro 1984, de George Orwell, publicado em 1949”, explica Rodrigo Domit.

Dos debates presenciais aos encontros virtuais

Organizado pelas Bibliotecas do IFSC, o Clube do Livro virtual foi uma das estratégias adotadas depois da suspensão das atividades presenciais para enfrentamento da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, para adaptar os inúmeros projetos de incentivo à leitura realizados nos câmpus.

As estudantes Beatriz Souza Sartori e Stefani Aparecida dos Santos, da quarta fase do curso superior de Enfermagem do Câmpus Joinville, começaram a participar do clube neste ano e estão animadas com o projeto.  “Gostamos tanto que agora virou nosso compromisso. Uma vez por mês, já deixamos o dia do Clube do Livro marcado na agenda. Uma sempre puxa e anima a outra para ler, e compartilhamos anotações sobre as partes que mais chamaram a nossa atenção nos livros”, contam.

Com traços, gostos e anseios parecidos, as amigas, que se consideram “gêmeas de mães diferentes”, já discutiam entre si as obras que liam e, no ano passado, combinaram de participar de um clube de livro, na expectativa do retorno presencial. Para não adiar ainda mais o compromisso, decidiram pelo clube virtual e não se arrempederam.

“Fomos muito bem acolhidas. É um encontro de pessoas que estão ali pelo mesmo motivo: ter uma conversa bacana sobre o livro escolhido naquele mês, com diferentes perspectivas e interpretações. Diante disso, é claro que pretendemos continuar, e esperamos que os encontros não sejam interrompidos após o término das atividades não presenciais (ANPs), mas que possamos alternar, ora presenciais, ora on-line”, planejam.

Agenda do ano

Confira a programação do Clube do Livro para os demais encontros do ano e organize suas leituras:

• 28/05 | 1984 - George Orwell
  • 25/06 | Clara dos Anjos - Lima Barreto