Câmpus Florianópolis abre inscrições para competição de drones da SNCT 2021

NEWS Data de Publicação: 30 abr 2021 08:28 Data de Atualização: 30 abr 2021 08:50

Abrem neste sábado, 1º de maio, as inscrições para a Competição de Drones 2021, organizada pelo Câmpus Florianópolis do IFSC já como parte complementar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano. As provas serão no próprio câmpus, entre os dias 6 e 8 de outubro.

A competição conta com três categorias de participação: educacional (com participação restrita a equipes compostas por estudantes de nível médio técnico); profissional ((empresas de comércio ou serviços de drones podem participar para explorar suas habilidades e trocar experiências); e pilotagem (corrida de drones com participação livre e individual). A comissão organizadora é composta por alunos e professores do IFSC Câmpus Florianópolis.

A Competição de Drones tem caráter educacional, com aplicação direta do conceito de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). A disputa é inspirada na Fórmula Drone, evento que ocorreu nos anos de 2017 a 2019, organizado pela SAE Brasil.

Por ser a primeira edição, há uma limitação da quantidade de equipes, por conta do espaço físico disponível e da equipe organizadora, garantindo o atendimento da maior quantidade possível de competidores sem descuido com os parâmetros básicos de segurança e saúde.

Assim como o evento inspirador, nesta competição as equipes deverão projetar, montar e operar um drone quadrotor classe F-450 e executar uma série de provas e atividades que desafiam as capacidades técnicas dos veículos. O desempenho das provas e as características de projeto do drone serão avaliadas de forma objetiva, com parâmetros preestabelecidos.

As inscrições são gratuitas, vão até o dia 15 de maio e podem ser feitas no site da competição, onde também está o regulamento completo. É possível também acompanhar as notícias sobre o evento no Instagram e no Youtube.

NEWS