O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC Lages oferece consultoria gratuita para empresas da região

EXTENSÃO Data de Publicação: 10 mai 2021 17:44 Data de Atualização: 11 mai 2021 16:30

Até o dia 15 de maio Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e Empreendedores Individuais (MEIs) de Lages e região podem se inscrever para receber consultoria gratuita do Câmpus Lages do IFSC. A ação faz parte do escopo do edital IF Mais Empreendedor, que selecionou três projetos do câmpus que vão auxiliar no atendimento, apoio e orientação nas áreas de branding (marcas), marketing e estratégias para vendas em agronegócio.

Serão selecionadas 15 empresas. Os interessados devem possuir CNPJ e serão analisados os ramos de atuação das organizações e a suas justificativas em relação aos objetivos gerais que deverão ser alcançados pelos projetos e estabelecida uma ordem de classificação.

Conheça os projetos:

LIDERE BRAND: marcas locais, estratégias globais; coordenação do professor Thiago Meneghel.

"Queremos sugerir ações na área de gestão de marcas, especificamente em empresas de produtos típicos regionais, como as de queijos serrano, vinhos de altitude e produtos manufaturados de couro. Em especial o queijo, que recebeu em março a identificação de origem (geográfica) que é um selo dado pelo INPI, justamente quando iniciou a pandemia, em março de 2020. Então, o projeto pretende trabalhar com a criação e reputação dessas marcas. Ao final de seis meses queremos entregar a essas empresas um brandbook, um manual de gestão da marca", explica Thiago.

Acesse o edital com as regras de participação
Inscreva-se aqui

Startups: go ahead; coordenação da professora Larisse Kupski.

"As startups, assim como a maioria das pequenas empresas, normalmente têm alta taxa de mortalidade, por estarem em estágio inicial. Com a pandemia ficou mais difícil ainda sobreviver, pois muitas precisaram de uma adaptação ao mercado rapidamente, algumas tendo que mudar até seu escopo inicial. O nosso projeto prevê para essas empresas uma consultoria em ações mercadológicas, analisando ambientes interno e externo, mercado consumidor e buscando um melhor posicionamento dessas empresas frente aos novos desafios", conta Larisse.

Ao final as empresas receberão um plano de apoio feito a partir da análise do ambiente. O projeto pretende atender microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) vinculados, preferencialmente, ao Centro de Inovação de Lages Orion Parque Tecnológico.

Acesse o edital com as regras de participação
Inscreva-se aqui

Estratégias de cadeias curtas de comercialização para pequenas e médias propriedades agrícolas familiares da Serra Catarinense, como alternativa à superação de crises provocadas pela pandemia COVID-19; coordenação do professor Fernando Domingos Zinger.

"O objetivo é ensinar algumas estratégias. Por exemplo, como um agricultor pode fazer um delivery? Esse foi um dos pontos levantados pelos agricultores da Rede Ecovida. A maioria deles era feirante e de repente se viu com essa necessidade de entregar os produtos aos comércios e consumidores. A capacitação será virtual durante a pandemia e queremos ajudá-los a trabalhar com as novas tecnologias para que consigam se comunicar, criar uma rede de clientes e etc", destaca Fernando.

O coordenador aponta que pretende-se trazer pessoas que possam compartilhar experiência com esses agricultores, que são um grupo formado por pessoas de diferentes níveis de escolaridade. Às vezes o que pode parecer simples, para muitos é de extrema importância.

Os interessados devem entrar em contato no e-mail fernando.zinger@ifsc.edu.br.

EXTENSÃO CÂMPUS LAGES NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.