O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Aprovado o Comitê de Ética em Pesquisa do IFSC

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 13 mai 2021 16:04 Data de Atualização: 13 mai 2021 16:13

O Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Ministério da Saúde autorizou o funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) do IFSC - um órgão deliberativo e multidisciplinar com o objetivo de resguardar os interesses dos sujeitos das pesquisas. A aprovação é considerada uma grande conquista por pesquisadores da instituição. 

De acordo com a diretora de pesquisa e pós-graduação do IFSC, Rosane Schenkel de Aquino, o processo estava em tramitação desde o final de 2019, quando foram selecionados membros para o Comitê, construído regimento e definidas instalações. "Os membros já passaram por capacitação. A expectativa, agora, é que entre junho e julho o Comitê já inicie a avaliação de projetos." 

Ela lembra que, para o pesquisador, o processo continua o mesmo: precisa submeter o projeto pela Plataforma Brasil. A diferença é que agora os projetos do IFSC serão avaliados pelo comitê da instituição." A preferência do comitê é atender a demanda interna. Tendo condições, será avaliada a demanda externa."

Para a coordenadora do Comitê, Tahis Baú, "ter um comitê próprio na instituição permite nos aproximar mais dos pesquisadores e participantes de pesquisa. Isso indica que podemos contribuir para a formação da comunidade acadêmica sobre ética em pesquisa e, com isso, contribuir para a condução ética das pesquisas". Ela ressalta que a atuação do comitê está centrada na proteção aos participantes de pesquisa e a avaliação dos projetos ocorre considerando os princípios de autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. 

O que é o Comitê

O Comitê de Ética verifica se estão sendo atendidos critérios éticos nas pesquisas com seres humanos - desde um simples questionário online até um novo medicamento - e se os direitos destes sujeitos estão sendo resguardados, como explica o coordenador de pesquisa do IFSC, Michael Ramos Nunes. "O objetivo é defender o sujeito de pesquisa, se ele vai ter o resguardo necessário para que não sofra nenhum tipo de lesão moral ou psicológica, por exemplo." 

O comitê conta com representantes de todas as áreas do conhecimento - Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes. Michael explica que, assim que um projeto chega ao comitê é direcionado a um avaliador, que dá seu parecer e o leva para uma reunião plenária.

Rosane detalha ainda que para se ter o "olhar do participante, como se estivesse recebendo o pesquisador", o Conep indica a necessidade de dois membros externos à instituição no Comitê, denominados membros usuários. No caso do Comitê do IFSC, estes membros são do Conselho Municipal de Saúde.

Papel educativo

Além do trabalho de avaliação de projetos, a coordenadora Tahis explica que o Comitê tem a atribuição de desempenhar um papel educativo entre alunos e servidores. "Isso deve ocorrer por meio de capacitações que promovam, junto a comunidade acadêmica, reflexões sobre a ética na pesquisa, esclarecimentos sobre as normativas vigentes e procedimentos para submissão de projetos."

Para mais informações, o e-mail do CEPSH é: cepsh@ifsc.edu.br

Fazem parte do Comitê de Ética do IFSC:

- Tahis Regina Baú - São Miguel do Oeste - Ciências Agrárias - Membro titular 
- Ana Carolina Moura de Sena Aquino - Urupema - Ciências Agrárias - Membro suplente
- Luciana Senter – Xanxerê -  Ciências Biológicas - Membro titular 
- Pedro Rosso - Criciúma - Ciências Biológicas - Membro suplente 
- Vanessa Luiza Tuono Jardim - Florianópolis - Ciências da Saúde - Membro titular 
- Luciana Maria Mazon - Joinville-  Ciências da Saúde - Membro suplente
- Mariana Ferreira Sanches - Urupema - Ciências Exatas e da Terra - Membro titular 
- Michael Ramos Nunes – Lages - Ciências Exatas e da Terra - Membro suplente
- Jorge Armindo Sell - Canoinhas - Ciências Humanas - Membro titular 
- Rodolfo Denk Neto – Xanxerê - Ciências Humanas - Membro suplente 
- Micheline Sartori - Garopaba - Ciências Sociais Aplicadas - Membro titular 
- Fabiana Besen Santos - Garopaba - Ciências Sociais Aplicadas - Membro suplente 
- Eliane Maria Zandonai Michielin - Xanxerê  - Engenharias Membro titular 
- Engenharias - Membro suplente está em processo
- Luana de Gusmão Silveira - Garopaba - Linguística, Letras e Artes - Membro titular 
- Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus - Lages - Linguística, Letras e Artes - Membro suplente

Membros externos - Representantes de usuários do Comitê:  
- Cecília Alves de Lima e Deise Maria Pacheco Gomes, pertencem ao Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis

 

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.