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Primeira reunião com os novos membros da CPA aconteceu nesta quarta-feira

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 mai 2021 12:39 Data de Atualização: 28 mai 2021 12:54

Na manhã de quarta-feira (26) aconteceu a primeira reunião com os novos membros das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) locais. O objetivo foi a apresentação dos integrantes e a formalização do início das atividades. Na oportunidade, a CPA Central ouviu as expectativas das comissões locais, explanou sobre a organização e o funcionamento da CPA no IFSC. Foi apresentado ainda o calendário de atividades da autoavaliação e os próximos desafios das comissões. Participaram do encontro por volta de 50 pessoas, representando as comissões locais e a central.

Sobre a dinâmica de trabalho, o presidente da Comissão, Saulo Bazzi Oberderfer, explica que todo planejamento já tinha sido produzido antes da chegada desta nova equipe, “tivemos uma pré-reunião semana passada para os ajustes finais, então agora a grande articulação será em torno das ações em que a comunicação do IFSC precisa de auxílio para alcançar o contato com os coordenadores de cursos, professores, representantes dos técnico administrativos. Mas pensando à frente, nos novos projetos, nossa proposta é, a cada passo, contar com a colaboração de toda equipe”, explica. O presidente elenca ainda os cinco principais desafios das CPAs:

1º Implementação do Plano de Avaliação Institucional (PAI) 2021-2023
2º Protagonismo das CPAs Locais no Desenvolvimento e Revisão do PAT e PDI
3º Aplicação da Pesquisa de Autoavaliação 2021 em Julho/21
4º Divulgação dos Resultados da CPA do IFSC em Dados Abertos
5º Reativação da Rede Catarinense de CPAs (sem movimento desde 2018), composta pelo IFSC, o IFC, a UFSC, a UFFS, a UDESC e a USJ

Segundo Oberderfer, cada ação vai exigir estratégias diferentes: "Algumas podem ser em grupo de trabalho para discutir algum tema, como planejamento do próximo instrumento de pesquisa. Outras vão ser mais focadas na articulação regional para tratamento de formas de divulgação, também pensamos em trabalhar bastante oficinas de atividades ao longo das ações auxiliando na execução das atividades, pois muitas exigem trabalhos bem específicos, Mas, no momento precisamos nos preocupar com a divulgação”.

Sobre as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs)

A CPA é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de autoavaliação institucional do IFSC, criada em 2004, pela Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O mandato é de dois anos e a equipe é composta de 72 pessoas, conforme o Regimento Interno, aprovado pela Resolução do Consup nº 49 de 23/12/2014.

As comissões são divididas entre a CPA Central (composta por três docentes, três discentes, três técnicos administrativos e dois representantes da sociedade civil, e respectivos suplentes) e as CPAs Locais - uma de cada Câmpus, do Cerfead e da Reitoria – (compostas por um docente, um discente e um técnico administrativo em cada câmpus, e, na Reitoria, por três servidores).

Também compete à Comissão acompanhar avaliações externas, acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e elaborar relatórios anuais, além de tornar públicos os resultados dessas avaliações.

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