Estudantes de francês na parceria UFSC/IFSC criam playlist em aplicativo de música

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 20 mai 2021 11:48 Data de Atualização: 20 mai 2021 13:51

Os estudantes da turma A1 de francês do projeto de extensão Nous parlons français, oferecido pela UFSC a estudantes e servidores do IFSC, criam uma playlist de músicas francesas no aplicativo Spotify. A playlist está pública e pode ser acessada aqui.

De acordo com a coordenadora do projeto, Clarissa Laus Pereira Oliveira, esta turma trabalhou com o projeto Musique, desenvolvendo competências em língua francesa que permitiram aos alunos se expressarem sobre as músicas, estilos musicais, cantores, ritmos que eles gostam. “Nós trabalhamos com a pedagogia do projeto e, com a turma das professoras Sheila Cristina dos Santos e Eleonora Castelli, o tema foi Musiques. Através das músicas os alunos aprenderam francês”.

“O ensino mais tradicional apresenta a língua estrangeira fora de um contexto, ou seja, é a língua pela língua. Na pedagogia do projeto, a gente parte do interesse dos alunos, pois os alunos estão inseridos em um contexto social no qual é preciso se expressar e não apenas repetir frases prontas”, explica Clarissa.

Além da turma que trabalhou o tema músicas, este semestre houve mais duas turmas: uma com o tema gastronomia e outra com o tema turismo.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS