Cinco dicas para a organização dos estudos durante o ensino remoto

ENSINO Data de Publicação: 26 mai 2021 11:54 Data de Atualização: 28 mai 2021 10:31

A organização é um dos quesitos fundamentais para se ter sucesso nos estudos, ainda mais em tempos de pandemia e ensino remoto. Manter o foco e concentração durante as atividades não presenciais nem sempre é tarefa fácil, são diversas as distrações que podem surgir pelo caminho. Mas fique calmo e saiba que não está sozinho nessa.

Um novo semestre está iniciando e para você, estudante, começar com o pé direito, a pedagoga do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC Daiane Kunzler elaborou cinco dicas que podem ajudar na organização dos estudos. Veja:

1º Participe das aulas

Os momentos de aulas síncronas são períodos de grande aprendizagem. Por isso, aproveite esses momentos, faça anotações, esclareça suas dúvidas com o(a) professor(a), mantenha sua câmera ligada, e participe com contribuições. Nesses momentos busque ficar longe de distrações, como redes sociais ou da televisão. Organize seu espaço e busque estudar sempre no mesmo lugar da casa.

2º Priorize seus estudos

Sabemos que a rotina de um estudante não é fácil, principalmente para quem precisa conciliar várias outras tarefas e atribuições. Mas busque priorizar suas escolhas e, se estiver com dificuldades, procure ajuda com seus professores, com o coordenador de curso ou setor pedagógico. Lembre-se: você não está sozinho nessa!

3º Aproveite os momentos de lazer

Se você planejar seus estudos de forma a não acumular conteúdo, será possível equilibrar a vida acadêmica com momentos de lazer e de relaxamento. Aproveite os momentos de lazer e de descanso para fazer algo que gosta, é hora de sair da tela que usa para estudar e fazer uma pausa, ficar com seus familiares, assistir a um filme e relaxar. Respeite seus limites!

4º Crie uma rotina de estudos em casa

Se você destinar um horário fixo para se dedicar às aulas e para estudar os materiais, pode ser mais fácil este hábito ser inserido na sua rotina. Criar rituais pode ajudar a sua mente a entender que chegou o momento de se concentrar para os estudos. Por exemplo, sempre antes de começar a estudar, prepare um chá/chimarrão ou ouça uma música lenta, isso pode ajudar a manter o foco. Também é importante avisar as pessoas da sua casa e seus amigos que vai estudar.

5º Priorize por organização

Você pode usar ferramentas físicas como uma agenda para anotações curtas, cadernos para anotações longas, calendário de mesa ou um mural para lembretes. Também os meios digitais são ótimas ferramentas, como o google agenda e o google drive para datas importantes e para armazenar suas atividades, ou outros aplicativos gratuitos como os blocos post it para fixar lembretes curtos na tela do celular. O importante é ter sempre uma lista das tarefas a serem feitas para não perder os prazos. Escolha uma ou duas ferramentas que mais se adaptem à sua rotina.

ENSINO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS