Conheça o professor Vinícius Dal Bem do Câmpus SLO

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 27 mai 2021 11:48 Data de Atualização: 27 mai 2021 13:44

Conversamos com o professor Vinícius Dal Bem, do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC, para conhecer melhor sua área de atuação, formação acadêmica, temas e projetos de pesquisa. Ao final, ele deixa uma super indicação de filme. Não deixe de conferir!

Há quanto tempo trabalha no IFSC Câmpus SLO? E em qual área/setor atua?

Trabalho no IFSC desde 2016, atuei 1 ano no Câmpus Xanxerê e depois pedi transferência para São Lourenço do Oeste, pois tenho família aqui. Atuo como professor na área de informática, e atualmente também sou coordenador de extensão do Câmpus. Você, leitor, já sabe o que é extensão? Quer saber das oportunidades dessa área? Entre em contato comigo :-)

Qual sua formação acadêmica?

Sou formado em Engenharia da Computação pela UFRGS, mestre e doutor em Microeletrônica (aquelas pessoas que projetam os microchips) pelo PGMicro na mesma universidade, com estágio na UPC em Barcelona/Espanha.

Quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos?

Microeletrônica, claro, também adoro jogos (se alguém quiser fazer um experimento nesta área sou parceiro!) e atualmente estou iniciando alguns estudos sobre Inteligência Artificial, pois gostaria de migrar minhas pesquisas para essa área no futuro próximo.

Quais projetos (pesquisa, ensino ou extensão) está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no câmpus?

Participo do projeto de extensão de desenvolvimento do aplicativo Feira Nossa, que tem o objetivo de impulsionar o comércio de produtos da agricultura familiar local, e também de um projeto de extensão que levará aulas de robótica às escolas da região em 2022 (se for aprovado no edital, torçam!). Gostaria de futuramente desenvolver algum projeto de extensão envolvendo a conscientização sobre os perigos da Internet, quem sabe a gente consegue evitar alguma dessas tantas tragédias envolvendo o tema que vemos nos noticiários.

Indique um filme ou livro da sua área de atuação.

Ih! Teria vários! Mas então vou destacar o filme "O Jogo da Imitação", porque além de trazer o tema da computação e ser super bem produzido, também aborda temas muito humanos, nos ajudando a refletir e evoluir.

AVISOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS