Estudantes de Enfermagem criam liga acadêmica na área de saúde coletiva

EXTENSÃO Data de Publicação: 27 mai 2021 18:03 Data de Atualização: 03 ago 2021 12:37

A necessidade de enriquecer ainda mais o curso com pesquisas e atividades de extensão na área de saúde coletiva uniu seis estudantes do curso superior de Enfermagem do Câmpus Joinville em um grande desafio: a criação da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva IFSC (Lascif). A proposta é valorizar a saúde coletiva como uma disciplina primordial para a construção de profissionais que vão além do desenvolvimento de ações e procedimentos de caráter técnico-científico, mas que se valem de uma assistência humanizada e de projetos de cunho social, para alcançar atendimentos integrais, equitativos e universais.

“É uma oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, através de ensino, pesquisa e extensão em Ciências da Saúde, compartilhando-os com a comunidade externa e impactando o município de Joinville com ações de promoção, prevenção e assistência à saúde”, explicam as alunas fundadoras da liga.

A equipe é formada pelas estudantes Thayna Karoliny da Maia (presidente), Carolina Fagundes Marcelino (vice-presidente), Ketllyn Cristiny Costa da Silva (diretora Financeiro), Beatriz Souza Sartori (diretora de Divulgação), Daiane de Souza Kochanowski (diretora de Pesquisa e Extensão) e Eduarda Fragoso Ledesma (secretária geral). A coordenadora do bacharelado em Enfermagem, Betina Barbedo Andrade, é a professora orientadora do grupo.

Projeto de extensão

O primeiro projeto da liga acadêmica vai trabalhar em parceria com o Conselho Local de Saúde do Bairro Costa e Silva, bairro em que está localizado o câmpus do IFSC em Joinville. A partir de demandas levantadas pelo conselho, a Lascif vai propor e realizar ações que fortaleçam a participação da comunidade no próprio conselho e em atividades de desenvolvimento social e saúde.

O projeto “Liga Acadêmica de Saúde Coletiva no IFSC Câmpus Joinville: construindo vínculo entre a instituição e a comunidade” foi aprovado em edital de extensão do IFSC.

Seleção de novos membros

Para ampliar o número de participantes, a diretoria da Lascif lançou edital de seleção para novos membros. Estão disponíveis 14 vagas para estudantes de Enfermagem do IFSC e de outros cursos de graduação da área de saúde de instituições de Joinville. Para se candidatar à vaga, é preciso ter concluído com êxito a disciplina de Saúde Coletiva I ou matéria equivalente.

As inscrições vão de 31 de maio a 14 de junho, em formulário eletrônico. Além das informações pessoais, os candidatos devem enviar o histórico escolar e uma redação com o tema “Como você acredita que a Saúde Coletiva poderia colaborar com o bem-estar integral humano através de ações de prevenção, promoção e assistência à Saúde?”.

Todas as orientações sobre o edital podem ser conferidas no perfil da liga acadêmica no Instagram. Clique aqui para acessar.

EXTENSÃO CÂMPUS JOINVILLE NEWS