Estudantes do IFSC do Centro podem solicitar empréstimo de computadores

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 31 mai 2021 17:33 Data de Atualização: 31 mai 2021 23:49

Começou nesta segunda-feira (31) e termina no dia 11 de junho o prazo para estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro solicitarem, por meio de formulário eletrônico, o empréstimo de computadores para a realização das Atividades Não Presenciais (ANPs) durante o ano letivo de 2021. O empréstimo é gratuito e, neste momento, foram disponibilizados 20 equipamentos (conjunto de CPU, monitor, mouse, teclado, respectivos cabos e ainda um cabo de rede) que poderão ser retirados pelos alunos ou responsáveis no câmpus.

O empréstimo dos equipamentos é uma alternativa para melhorar a qualidade das atividades acadêmicas até que sejam retomadas as aulas presenciais. A prioridade, neste momento, será atender os estudantes com maior Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) ativo e tenham participado do Censo IFSC Covid-19, com indicativo da carência de equipamento. Os detalhes estão descritos no edital.

Todos os computadores emprestados terão as mesmas configurações de hardware e software, permitindo aos estudantes o acesso às ferramentas básicas do Windows, LibreOffice (editor de textos, planilhas e apresentações) e navegador de internet. Cada estudante, no entanto, é responsável por viabilizar a contratação do provedor de acesso à internet. Além disso, não há dispositivo de conexão à rede sem fio nas máquinas disponibilizadas, apenas conexão por cabo de rede – o qual pode ser disponibilizado junto com o equipamento se o estudantes solicitar.

Os estudantes interessados em receber um computador emprestado devem preencher, até 11 de junho, o formulário de inscrição. O resultado final será divulgado em 15 de junho e os equipamentos deverão ser retirados no dia 16 de junho. Todas as datas estão no edital.

Os equipamentos poderão ser utilizados durante o ano letivo de 2021. O empréstimo será finalizado quando as atividades não presenciais forem suspensas ou se o estudante, por exemplo, abandonar o curso, trancar ou cancelar a matrícula, concluir o curso ou solicitar formalmente a desistência do empréstimo, entre outras situações previstas no edital.

O empréstimo de computadores para estudantes segue as normas definidas na Portaria do
Reitor N° 297
, de 29 de janeiro de 2021. Além disso, todas as etapas de inscrição, os critérios para receber o equipamento e as obrigações assumidas pelos estudantes beneficiados estão descritas no edital “Empréstimo de Equipamentos Tecnológicos aos Estudantes”.

Caso o estudante tenha dúvidas ou dificuldade para preencher os documentos necessários para participar do edital e retirar os equipamentos tecnológicos, pode entrar em contato com o Departamento de Assuntos Estudantis do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro pelo Whatsapp (47) 3276-8718 ou pelo e-mail dae.jar@ifsc.edu.br.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO ENSINO NEWS