Câmpus Canoinhas aciona Fase 1 da PSS para retorno gradual de atividades presenciais indispensáveis

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 01 jun 2021 14:29 Data de Atualização: 01 jun 2021 14:46

A partir desta terça-feira (1), o Câmpus Canoinhas está oficialmente na Fase 1 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC para a Covid-19, para retorno gradual das atividades presenciais. Nesta fase, está autorizado o retorno de formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa.

A decisão, já deliberada pelo Colegiado do Câmpus Canoinhas na reunião de 17 de maio, foi ratificada na reunião desta segunda-feira (31), já que o acionamento da Fase 1 estava condicionado ao cumprimento dos itens faltantes da lista de pré-requisitos do Plano de Contingência local.

De acordo com levantamento realizado no mês de maio, neste momento, quinze estudantes poderão retornar para o uso dos laboratórios para conclusão de seus projetos de pesquisa e um para conclusão de TCC. Os estudantes serão acompanhados por seus professores orientadores ou responsáveis, totalizando onze professores.

Além do retorno presencial de formandos para conclusão de projetos em laboratórios, a Fase 1 também serve de preparação do câmpus e da comunidade acadêmica para o retorno gradual e parcial das atividades presenciais. Entre as medidas adotadas, estão a limpeza e desinfecção de todos os ambientes; sinalização do câmpus, fixação de equipamentos e disponibilização de EPIs; e capacitação da comunidade acadêmica como um todo (servidores, funcionários terceirizados, estudantes e pais/responsáveis pelos alunos) para cumprimento dos protocolos de biossegurança.

Mesmo após a deflagração da Fase 1, as demais atividades acadêmicas continuam sendo realizadas de forma remota, por meio das atividades não presenciais (ANP). A Política de Segurança Sanitária do IFSC prevê o retorno presencial das atividades de forma gradual, em seis fases diferentes (0 a 5). O acionamento da próxima fase (Fase 2) depende de liberação do Conselho Superior do IFSC (Consup) e do cumprimento de vários pré-requisitos, como a manutenção da matriz de risco da microrregião em nível “moderado”.

Regras para o acesso presencial

Para acessar os prédios do IFSC, é necessário seguir uma série de protocolos que garantam a segurança sanitária para evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem nesses espaços. Confira as regras:

• - Utilizar máscara facial de forma correta em todos os espaços internos e externos;
  • - Preencher autodeclaração de saúde no formulário disponível neste link;
  • - Realizar aferição de temperatura e apresentar temperatura inferior a 37,8ºC;
  • - Não apresentar sintomas respiratórios;
  • - Higienizar os pés em tapete umedecido com solução sanitizante (na entrada para pedestres e em todas as entradas das edificações);
  • - Higienizar as mãos com álcool em gel;
  • - Respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre uma pessoa e outra em todos os espaços;
  • - Respeitar o protocolo sanitário do IFSC, que pode ser lido na íntegra na Política de Segurança Sanitária.

No caso de identificação de pessoa com possíveis sintomas de Covid-19, esta não poderá acessar o prédio.

Veja no vídeo abaixo as medidas necessárias para o acesso aos prédios:

Saiba mais

Ficou com dúvida? Saiba mais na página do IFSC sobre a Covid-19, que concentra todas as informações da instituição.

Para dúvidas específicas do Plano de Contingência do Câmpus Canoinhas, entre em contato com a Comissão Local do Plano de Contingência do IFSC – Câmpus Canoinhas pelo endereço eletrônico covid.can@ifsc.edu.br.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS