Professor e estudante do Câmpus Chapecó fazem ilustração de cartilha sobre a história do Oeste Catarinense

CÂMPUS CHAPECÓ Data de Publicação: 07 jun 2021 10:54 Data de Atualização: 07 jun 2021 11:21

O professor de Arte Gerson Witte e a estudante do ensino médio técnico em Informática Giovana Tartas, do Câmpus Chapecó do IFSC, foram responsáveis pela ilustração de um material educacional para alunos da educação básica sobre a história do Oeste Catarinense. O trabalho é parte do resultado de um projeto realizado pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), que é ligado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

A cartilha traz a história regional, escrita de forma didática pelos pesquisadores Mirian Carbonera e André Onghero e ilustrada e diagramada pelo professor Gerson do IFSC. “A partir dos dados fornecidos pelo Ceom, realizei uma pesquisa de imagens históricas e compus as páginas, criando uma integração entre textos e imagens”, explica.

Gerson ainda convidou a aluna, que já se destaca como artista de Chapecó, para colorir as ilustrações com a técnica aquarela. “Para mim, participar de um projeto assim, que valoriza a cultura regional e divulga ela, é muito importante, então eu me sinto muito honrada de fazer parte”, afirma Giovana. “A sensibilidade artística dela na finalização dos desenhos que desenvolvi criaram páginas belíssimas”, destaca o professor.

Veja o material na íntegra aqui

Além da disponibilização on-line, também foi realizada a impressão de uma tiragem de materiais. No dia 21 de maio, ocorreu a entrega dos exemplares para estudantes dos anos iniciais da Escola de Educação Básica 30 de outubro, em Lebon Régis-SC (veja as fotos).

“É uma escola do campo, que possui um projeto reconhecido nacionalmente, que integra o currículo nacional com a história e cultura regionais, desenvolvendo projetos sobre a história da Guerra do Contestado”, afirma o professor Gerson.

O projeto contou com o financiamento do Edital Elisabete Anderle de apoio a Cultura, edição 2019, do Governo do Estado de Santa Catarina.

AVISOS CÂMPUS CHAPECÓ NEWS