Confira a programação do Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú

EVENTOS Data de Publicação: 11 jun 2021 15:31 Data de Atualização: 30 set 2021 17:59

O IV Encontro da Rede de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú será realizado de forma on-line nos dias 26 e 27 de agosto. Na programação estão mesas-redondas, palestras, concurso de fotografia, exposições e oficinas que serão transmitidas pelo canal do Câmpus Gaspar no Youtube. Para se inscrever para o evento, clique aqui.

Confira a lista de resumos aprovados para o encontro.

Clique aqui e confira a programação da mostra científica e tenha acesso às salas onde serão apresentados os trabalhos.

O evento está sendo promovido pelo Câmpus Gaspar do IFSC e instituições que compõem o grupo de trabalho de Educação Ambiental das Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú através do edital Proeventos 2021 da Fapesc.

Confira a programação do evento:

9h Abertura
9h30 Contação de história - Letícia Chiochetta
10h – Conferência de abertura: Percepciones y adaptaciones de los pueblos andinos al cambio climático: determinantes y respuestas culturales en las nuevas generaciones
Convidado: Luis Felipe Mujica Bermúdez - Universidad Nacional Jose Maria Arguedas, Perú
Moderação: Raquel Orsi

13h Apresentação de trabalhos da Mostra Científica
13h Relato de experiência: A educação Ambiental no ensino e na prática de uma escola do campo de Alto Araguaia (MT) Convidado: Alexandre M. de Macedo
13h Vídeo: Ondas de Desperdício: os perigos visíveis e invisíveis do lixo no mar (Camila Burigo Marin)
13h Exposição de fotografias
14h Mesa-redonda – Políticas Públicas de Educação Ambiental
Convidados: Maria Benedita da Silva Prim (SED);  Maureen Albina Gonçalves (SDE); Helia Faria Espinoza (CIEA).
16h Minicursos (EA com aquarela; Gestão e EA em escolas; RE(VER) A CIDADE - A cidade para o convívio dos olhos; Métodos alternativos para análise da qualidade de água; O que aprendemos com Maturana acerca da reflexão e as contribuições para a educação ambiental; Com-Vida, um recomeço para o coletivo escolar; Resíduos: diversão, aprendizagem e sustentabilidade; Arborização Urbana - A Arte de Educar e Plantar; Fotografia da natureza; Caminho da água: da coleta no rio Camboriú, consumo e tratamento de esgoto em Balneário Camboriú; Práticas com resíduos orgânicos em compostagens como ferramenta de Educação Socioambiental)

9h mesa-redonda: Possibilidades metodológicas de Educação Ambiental
Convidados: Rachel Trajber (Cemaden), Ivo Dickmann (Unochapecó), Yára Christina Cesário Pereira (Univali)

13h Apresentação de trabalhos da Mostra científica
13h Relato de experiência: O Valor da Educação  Ambiental - Relatos e experiências no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)
Convidados: Mariléia Selonke e Luciane Barth (assessoras de Educação Ambiental do CIMVI)
13h Vídeo: A educação do povo Xokleng
13h Mostra fotográfica da natureza
13h Exposição de fotografias
14h Mesa-redonda Práticas de Educação Ambiental
Convdados: José Sommer (Semmas), Eliane Steuck (FURG) e Luciane Schulz (FURB).
16h30 Mesa-redonda: Juventude educadora: realidade e sonhos socioambientais
Convidados:  Leticia Zorzi Rama e Emerson Fritzen da Silva (educadores ambientais); Suelen Conzatti (Instituto Parque das Nascentes);  Vitor Lauro Zanelatto (Apremavi); Fernanda Samuel (Otchiva (Angola)), Nathalia Telles  (Com-Vida).
18h Encerramento

Verifique aqui a autenticidade dos certificados.

EVENTOS CÂMPUS GASPAR EXTENSÃO