Atleta de Jaraguá do Sul pode representar o Brasil em competição internacional

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO Data de Publicação: 09 jun 2021 17:05 Data de Atualização: 10 jun 2021 09:51

Em outubro deste ano, o IFSC de Jaraguá do Sul poderá ter uma representante numa das maiores competições de atletas escolares do mundo, que ocorrerá na China. Trata-se da estudante Carla Krueger Lubenow, da terceira fase do curso técnico em Química do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, que se classificou para a seletiva nacional da Gymnasíade 2021 na modalidade 400 metros com barreiras. A seletiva nacional deverá ocorrer em Aracaju, no Sergipe, entre os dias 8 e 11 de agosto.

Carla conquistou a classificação em maio, uma semana depois de estrear em competições de atletismo. “Era minha segunda vez competindo e eu ainda estava um pouco machucada por causa da competição anterior. Meus resultados melhoraram e eu acabei ficando em 2°lugar. Fiquei bem feliz e entusiasmada, porque consegui melhorar minha marca e ainda fui selecionada para a seletiva”, destaca.

Atualmente com 16 anos, a estudante do IFSC treina diariamente das 14h às 16h, na pista de atletismo Murilo Barreto de Azevedo, pela Associação Prática de Atletismo (APA) de Jaraguá do Sul. “Eu já estou muito feliz, pois não imaginava que poderia acontecer assim tão rápido. Nunca me passou pela cabeça que esse ano eu conseguiria ir para alguma seletiva, pois a minha meta era apenas conseguir fazer uma marca boa. Então eu estou bem nervosa com o fato de que talvez eu possa ir para Aracaju e, ainda, para o outro lado do mundo. Vou treinar o máximo possível, para tentar conseguir alcançar a minha melhor marca e quem sabe, me classificar”, conta Carla.

Apesar de indicada para a seletiva nacional da Gymnasíade, ainda não há certeza sobre a participação da estudante na competição. Isso porque questões financeiras e de calendário escolar podem se tornar novos obstáculos. “Não tem nada definido se eu vou mesmo para a seletiva, por conta dos custos. Não tenho patrocínio e é bem provável que os custos não vão ser baixos. E também tem a questão de que o IFSC não vai ter férias pelos meses de julho e agosto, o que acaba complicando”, aponta.

Durante a entrevista, Carla informou que irá buscar apoio junto ao IFSC para viabilizar a participação na competição escolar. “Caso me ajudem com alguma coisa, já vai melhorar bastante”, disse.

A Gymnasíade 2021 está programada para ocorrer de 16 a 23 de outubro em Jinjiang, na China, e é organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar. Mais informações podem ser obtidas no regulamento da seletiva nacional disponível no site da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.

CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO INTERNACIONAL