Projeto de Extensão Elas Digitais participa do XV Women in Information Technology

EVENTOS Data de Publicação: 18 jun 2021 14:56 Data de Atualização: 18 jun 2021 15:04

No evento, será apresentado o resultado do projeto “Elas Digitais: produção de conteúdo sobre as profissões da área de TI"

Desenvolvido no Câmpus Gaspar, o projeto Elas Digitais produziu uma série de folders e podcasts sobre o trabalho feminino na área de Tecnologia da Informação (TI). O material foi selecionado para ser apresentado no evento XV Women in Information Technology, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e traz informações (como perfil do egresso, faixa salarial, grade de disciplinas etc.) sobre variados cursos superiores – entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos - na área de TI. Os folders e podcasts estão disponíveis na página do projeto (que pode ser acessada clicando aqui) e também nas plataformas Anchor, Spotify, Google Podcasts, RadioPublic e Breaker.

Participam do evento as bolsistas de extensão Amanda Casagrande, Rayana Prata e Djhésica Cortez, todas estudantes do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a coordenação das professoras Daniela Sbizera Justo e Caroline Reis Vieira Santos Rauta.

Uma das coordenadoras do projeto, Caroline Reis Vieira Santos Rauta, explica que os conteúdos foram pensados especialmente para o público feminino, pois, segundo ela, percebe-se que há uma tradição fortemente masculina em cursos das chamadas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “Acreditamos que espaços e diálogos com protagonismo da mulher, ainda mais dentro das STEAM, é fundamental para  que a missão do Elas Digitais e para que os objetivos do milênio possam se tornar realidade em médio prazo. Nós, do Elas Digitais, ficamos muito felizes em poder participar pela primeira vez do evento, levando o nome do IFSC e representando Gaspar, e esperamos que seja a primeira de muitas participações, já que temos um projeto de pesquisa em fase de conclusão contemplado com o Edital nº 02/2021/PROPPI e um novo projeto recém-aprovado pelo edital nº 02/2021/PROPPI os quais pretendemos levar para as próximas edições do evento!” finaliza Caroline.

Sobre o projeto Elas Digitais

Desenvolvido no IFSC Câmpus Gaspar, o projeto tem por objetivo popularizar as contribuições científicas feitas por mulheres ao longo da história e fortalecer a participação da mulher na construção da ciência. Para isso, propõe a criação de jogos com essa temática de forma a estimular a participação delas na tecnologia. Conheça o site do projeto aqui.A missão do projeto Elas Digitais é empoderar meninas e mulheres para que atuem em todas as áreas do conhecimento, com ênfase nas STEAM. Assim, o projeto colabora para os Objetivos do Milênio 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades) propostos pela ONU.

O projeto faz parte do Programa Meninas Digitais, que faz parte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e tem como objetivo divulgar a área de Computação e suas tecnologias para despertar o interesse de meninas estudantes do ensino médio (nas suas diversas modalidades) e dos anos finais do ensino fundamental, para que estas conheçam melhor a área e sintam-se motivadas em seguir uma carreira em Computação. O programa . Visite o site Meninas Digitais clicando aqui.

Sobre o evento Women in Information Technology

Centrado em debater problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à área de Computação, Tecnologias da Informação e Comunicação, o evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI. Conheça o site do evento aqui.

EVENTOS CÂMPUS GASPAR