O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

De 18 a 28 de junho acontece o festival gastronômico da uvaia

EVENTOS Data de Publicação: 17 jun 2021 14:33 Data de Atualização: 22 jun 2021 17:21

Sorvete, bolo, chutney, marinada para peixe, coquetel...Tudo feito com uvaia, uma frutinha amarela típica da Mata Atlântica e ainda pouco conhecida, mas que será protagonista de um festival gastronômico online que acontece de 18 a 28 de junho. O evento está sendo realizado pelo Núcleo de Estudos Gastronômicos (NEG), do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC.

Pelo canal do NEG no Instagram, será possível acompanhar mais de dez receitas feitas por cozinheiros de Santa Catarina de diferentes segmentos para que o público possa conhecer o potencial gastronômico dessa fruta. 

A abertura do festival será no dia 18 de junho às 19h via link do Google Meet. Não é necessário inscrição prévia. A data coincide com o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável e não é à toa, como explica a coordenadora do NEG, professora Fabiana Mortimer Amaral: "Vamos abrir o evento com a reflexão sobre como podemos tornar a cozinha mais sustentável, percebendo onde compramos os produtos, o que cozinhamos, a importância que damos aos produtores locais. Seja em casa ou nos restaurantes." 

Fabiana será a mediadora da conversa sobre "Uvaia e suas formas de cultivo, usos e perspectivas de inserção na gastronomia" e que contará com o professor Roberto Komatsu, do Câmpus Lages do IFSC, que desenvolve projetos de pesquisa e extensão em agroecologia, com agricultores familiares da região; o gastrônomo Fabiano Gregório, cozinheiro, ativista, membro do Convivium Slow Food Mata Atlântica e integrante da rede Ecovida, e Daniela Carneiro, especialista em agroecologia, articuladora comunitária e gestora de uma empresa que produz e comercializa polpas das frutas nativas da Mata Atlântica.

Saiba mais sobre a uvaia

O nome uvaia é derivado do Tupi e significa “fruto azedo”. Da família da pitanga, a uvaia é ácida, mas levemente doce, tem um aroma muito intenso e é rica em vitamina C. 
Além da polpa que pode ser usada em muitos preparos, a uvaia pode virar óleo, vinagre, cerveja, etc. Veja nos vídeos abaixo como a uvaia pode ser versátil.

Ela já foi pesquisada para virar cerveja e já tem até comercialização de sorvete da fruta:

Veja como fazer geleia e suflê de uvaia:

Valorização dos produtores

Fabiana reforça que a uvaia é um dos tantos produtos locais que acabam esquecidos e que podem ser uma fonte de renda para produtores rurais. Por isso, o festival é uma forma de fortalecer esta fruta no mercado e valorizar os produtores agroecológicos.

Esta valorização da biodiversidade brasileira é um dos objetivos do NEG, um grupo de pesquisa que também busca a promoção de uma gastronomia ética, com fomento às produções na forma de agroflorestas, na produção biodinâmica e na geração de emprego que induza ao desenvolvimento local. 

Integram o NEG as professoras do Câmpus Florianópolis-Continente, Fabiana Amaral, Alice Novaes Southgate, Mariana Martelli e Flavia Baratieri Losso.

 

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.