O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmpus Caçador e Inova Contestado promovem o 2º Hackathon

INOVAÇÃO Data de Publicação: 18 jun 2021 13:53 Data de Atualização: 18 jun 2021 14:27

O Câmpus Caçador do IFSC é parceiro do 2º Hackathon do Inova Contestado, uma maratona tecnológica que busca resolver problemas por meio de iniciativas inovadoras. O evento será on-line, nos dias 2, 3 e 4 de julho. As inscrições estão abertas a toda a comunidade e podem ser feitas até as 18h do dia 30 de junho no Link de Inscrições.

A atividade é organizada pelo Centro de Inovação Inova Contestado, em parceria com o IFSC e a empresa Temasa. As inscrições para o 2º Hackathon são gratuitas e abertas ao público em geral. O tema é “Resolução de Problemas por Meio de Inovação em Negócios e Processos”.

O Hackathon faz parte do Programa de Inovação em Grandes Empresas, do Inova Contestado, que conta com a parceria do Câmpus Caçador do IFSC. Neste segundo Hackathon, a programação será totalmente on-line e os desafios a serem solucionados pelas equipes serão da empresa Temasa. “Como a empresa é muito grande, vamos ter desafios de vários setores lá de dentro, para que quem estiver participando possa contribuir”, explica o consultor de inovação Eduardo Raizer.

Podem participar estudantes do IFSC ou outras instituições, ou mesmo profissionais já formados e que residam em qualquer cidade do Brasil ou mesmo no exterior. Os competidores podem se inscrever sozinhos ou em equipe. Está prevista também uma premiação em dinheiro.

A competição será organizada na plataforma Doity, com salas de conferência para as equipes e apresentações gerais. Além do desafio, os competidores também vão participar de palestras sobre inovação com profissionais da Temasa e especialistas em inovação (conheça os palestrantes na plataforma do evento). “Teremos uma palestra para ajudar o pessoal a pensar na ideia, outra para avaliarem se essa ideia faz sentido e a última, para ensinar a vender essa ideia”, explica Eduardo.

Programação

A programação inicia na sexta-feira, às 19h, com as boas vindas, apresentação da empresa parceira Temasa e divulgação dos desafios, seguido pela apresentação dos mentores, divulgação dos prêmios e liberação das salas virtuais para cada equipe.

Ao final da primeira noite, que encerra às 22h, as equipes realizam o primeiro entregável, com a definição do desafio escolhido pela equipe. 

No sábado, a maratona inicia às 8h30 e finaliza às 20h, com palestras, mentorias e mais três entregáveis, sendo o terceiro o Pré-pitch.

No domingo, o início está programado para as 13h30 com apresentação dos Pitchs e encerramento as 17h30 com a divulgação dos vencedores e premiação.

Parceria com o IFSC

Em 2019, o IFSC participou do primeiro Hackathon como parceiro. O evento foi realizado de forma presencial, junto à Expo Caçador. Agora, em 2021, as instituições formaram uma nova parceria, desta vez a partir do projeto de extensão “Incentivando o Empreendedorismo em Caçador”, coordenado pela professora Sibeli Paulon Ferronato. A ideia foi envolver alunos da disciplina de Empreendedorismo, dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia da Produção, para realizar levantamento de demandas de empresas do município.

A professora Sibeli então procurou a coordenadora do Inova Contestado Giana Cristina da Silva e juntas tiveram a ideia de realizar o Hackaton, em um novo formato. A empresa Temasa interessou-se pelo projeto e, a partir de então, apresentou as necessidades que deram origem aos desafios que serão propostos no 2º Hackathon.

Segundo Sibeli, o projeto de extensão é uma forma de “sair dos muros da instituição”. Mesmo em situação de pandemia, está sendo possível aproximar os alunos das empresas. “É uma estrutura que o IFSC possibilita, de organizar essas atividades, e quando encontramos no próprio município um parceiro que tem esse foco da inovação, a gente consegue casar as duas ideias, dar esse impulso e motivação”. Para ela, a principal vantagem para os alunos é aprender vários conceitos na prática, desde a gestão até o trabalho em equipe. Os coordenadores de curso e a direção do Câmpus Caçador também estão colaborando na realização do evento.

Mais informações sobre o 2º Hackathon podem ser obtidas pelo telefone e whatsapp (49) 3567-8614 ou pelo e-mail contestado.inova@gmail.com.

INOVAÇÃO CÂMPUS CAÇADOR NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.