O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Núcleo de estudos sobre Direitos Humanos do Câmpus Florianópolis promove lives sobre gênero

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 23 jun 2021 17:36 Data de Atualização: 23 jun 2021 17:44

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Combate à Intolerância e Todas as Formas de Discriminação (NEPE-DH) do IFSC – Câmpus Florianópolis promove o ciclo de lives “Precisamos falar sobre gênero”.

Serão duas lives: dia 24 de junho, quinta-feira, às 16h, com Iris Gonçalves Martins, Advogada feminista, Licenciada em Filosofia (UFSC) – com um enfoque maior no direito das mulheres; e dia 6 de julho, terça-feira, às 19h, Halina Macedo Leal, doutora em Filosofia e professora da FURB, falará sobre a invisibilizacao das mulheres nas ciências e no contexto filosófico brasileiro.

Todas as lives ocorrerão no canal do NEPE-DH no Youtube.

O ciclo “Precisamos falar sobre gênero” integra as lives “Precisamos falar sobre”, criadas semestre passado para abordar assuntos referentes aos Direitos Humanos. Em 2020, as discussões foram sobre racismo estrutural. A ideia é sempre abordar uma nova temática.

De acordo com a coordenadora do núcleo, professora Milena Brandão, é importante refletir sobre o tema, ainda mais no atual contexto social. “A historiadora norte-americana Joan Scott afirma que estudar o conceito de gênero contribui na compreensão dos papéis sociais femininos e masculinos. Com a pandemia, vimos o aumento do número de registros de violência contra a mulher, sendo fundamental falar sobre a questão para reduzir ações discriminatórias e agressões”.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.