Câmpus SLO inicia implantação de Núcleo de Acessibilidade Educacional

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 29 jun 2021 19:43 Data de Atualização: 29 jun 2021 20:06

O Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC iniciou as ações para implantar o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), conforme previsto na Resolução Consup nº 38, de 16/12/2019. O NAE irá realizar o acolhimento e acompanhamento dos estudantes público-alvo da Educação Especial (EE), considerando suas necessidades e especificidades. Será responsável também por articular os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão.

Nas próximas semanas e meses, “o NAE irá focar as atividades para a implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos discentes do público-alvo da Educação Especial. Para isso organizará capacitações aos servidores, grupos de estudo na temática, pesquisa junto ao estudante da EE, além de outras atividades”, destaca a chefe do Departamento de Ensino, professora Daiana Schmidt.

Atualmente, já existe uma equipe multiprofissional, que atende os estudantes com deficiência no câmpus, que inclui a professora de educação especial regionalizada, Cleide do Nascimento (Câmpus Chapecó), intérprete de Libras Talila G. Vieria, pedagoga Daiane F. K. Wagner (Câmpus São Lourenço do Oeste). Também há o apoio de profissionais do Câmpus tutor São Miguel do Oeste, como assistente social e psicóloga.

Ao longo do ano, os servidores participaram de capacitações sobre o tema para melhor atender os estudantes. A capacitação mais recente aconteceu em sete de junho, em que a professora Cleide apresentou e discutiu com os servidores como  funciona o atendimento educacional especializado no IFSC e apresentou práticas pedagógicas inclusivas.

No início deste ano, houve também a participação da professora Bruna Crescencio Neves, professora de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, momento em que foi discutido sobre Metodologias de Ensino Inclusivas/ Foco para Alunos Surdos. E no ano passado, durante a semana pedagógica, a professora Cleide conjuntamente com a intérprete de Libras Talila falaram sobre Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

"Sabemos que ainda precisamos de mais ações para garantir o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes público da Educação Especial, principalmente neste momento de atividades não presenciais", afirma Schmidt.

Entenda mais

A educação é um direito de todos e o atendimento às especificidades das pessoas que fazem parte do público-alvo da Educação Especial é uma garantia prevista na legislação brasileira.

A lei federal 13.1409, de 28 de dezembro de 2016, instituiu que as instituições federais de ensino devem dispor de uma reserva de vagas, nos cursos técnicos de nível médio e superior, para pessoas com deficiência.

Além disso, o estudante tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), materiais pedagógicos acessíveis e flexibilização no currículo. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) auxilia na identificação da necessidade de recursos pedagógicos, serviços ou estratégias de acessibilidades necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem dos/as estudantes.

Para garantir esse direito e assegurar a permanência e êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial, o IFSC ainda conta com o Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), que um dos seus objetivos é realizar o acolhimento e acompanhamento dos alunos público-alvo da Educação Especial considerando suas necessidades e especificidades. Além disso, demais profissionais/servidores podem contribuir nessa rede de apoio.

AVISOS CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS