Câmpus Canoinhas apresenta 4 pesquisas com plantas nativas em evento técnico de Agronomia

PESQUISA Data de Publicação: 29 jun 2021 13:40 Data de Atualização: 29 jun 2021 15:33

Estudantes e professores do Câmpus Canoinhas participam nesta semana do II AgroScience Mater Dei – Encontro Técnico-Científico de Agronomia, no Paraná. O evento virtual, nos dias 30 de junho e 01 de julho, contará com a apresentação de quatro pesquisas realizadas pelo curso de Agronomia na área de fitotecnia, que é a técnica de cultivar e reproduzir plantas.

As pesquisas estudam plantas nativas da região, visando a melhorias na germinação de sementes de canafístula e bracatinga; identificação de árvores da família myrtaceae, como pitanga, guabiroba, jabuticaba, guabiju, araçá e goiaba serrana, com potencial para produção de mudas; e catalogação de orquídeas e bromélias encontradas em área de preservação.

Jocieli Mileski Bueno, da 5ª fase de Agronomia, é uma das pesquisadoras do projeto “Identificação e cadastramento de árvores da família myrtaceae com potencial de produção de sementes e mudas na região de Canoinhas (SC)” e está ansiosa para apresentar os resultados obtidos até agora com a pesquisa e trocar experiências com outros estudantes e pesquisadores de diferentes áreas e regiões brasileiras. “É importante tanto para o crescimento acadêmico, quanto pessoal, cultural e profissional.”

Para ela, projetos de pesquisa também têm esta importância para além da investigação científica. “Além dos resultados contribuírem com a comunidade externa, os projetos auxiliam na construção do currículo acadêmico, que posteriormente se tornará profissional. Também nos ajudam a desenvolver muitas outras habilidades, como organização, planejamento e capacidade de trabalho em grupo”, enfatiza Jocieli, que participa de projetos de pesquisa e extensão desde o início do curso.

Confira a relação dos projetos aprovados para o AgroScience deste ano:

Efeito de diferentes diluições do preparado homeopático Arsenicum album na germinação de sementes de canafístula (Peltophorum dubium (Sprengel) Taubert.)

• Estudante: Catrina Magalhães
  • Coordenadores: Lauro William Petrentchuck e Douglas André Wurz

Efeito de diferentes diluições do preparado homeopático Phosphorus na germinação de sementes de bracatinga (Mimosa scabrella Benth.)

• Estudante: Alcemir Nabir Kowal
  • Coordenadores: Douglas André Würz e Lauro William Petrentchuck

Epífitos da floresta ombrófila mista: orquídeas e bromélias na Floresta Nacional de Três Barras-SC

• Estudantes: Mayana Hendler Pereira e Jhenyffer Lohana Cordeiro Matias