Projeto de Gestão Hospitalar pesquisa inclusão dos surdos nos serviços públicos de saúde em SC

CÂMPUS JOINVILLE Data de Publicação: 29 jun 2021 17:26 Data de Atualização: 01 jul 2021 14:57

Quais os serviços de saúde mais procurados pelos surdos e pessoas com perda auditiva? Qual a percepção destes usuários sobre o acolhimento na rede pública de saúde? Quais os principais desafios para a inclusão na política pública de saúde? Em busca de respostas, a estudante do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville, Ketlin Cristhine Henkel, lançou um questionário on-line direcionado aos surdos de Santa Catarina.

A pesquisa faz parte do seu trabalho de conclusão de curso (TCC) “Os ambientes de saúde por outros ouvidos: a inclusão dos surdos nos serviços públicos de saúde em Santa Catarina”, com orientação da professora Andrea Heidemann.

Clique aqui para acessar o questionário

Podem responder o questionário quaisquer moradores do estado que se identifiquem como surdo ou com alguma deficiência auditiva, maiores de idade e que usem o Sistema Único de Saúde (SUS). São 29 perguntas mais o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O questionário estará disponível até 15 de julho.

“O projeto de pesquisa tem o objetivo de analisar os desafios que os surdos e os deficientes auditivos vivenciam ao entrarem em um serviço ou ambiente público de saúde em Santa Catarina”, explica a estudante. A partir da análise dos dados, a intenção é auxiliar os gestores de serviços de saúde a conhecerem as peculiaridades das demandas deste segmento e a buscarem estratégias que possibilitem a inclusão.

Assista ao vídeo em Libras sobre a pesquisa:

CÂMPUS JOINVILLE PESQUISA NEWS