O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estação Inverno: saiba como acessar os registros de temperatura de Canoinhas

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 30 jun 2021 18:49 Data de Atualização: 08 jul 2021 14:09

Neve, geada, chuva congelada e muito frio. O inverno, iniciado oficialmente em 21 de junho, colocou Santa Catarina em rede nacional devido ao frio intenso registrado nos últimos dias. Em Canoinhas, as temperaturas também desceram abaixo de zero e, dependendo da localidade, as condições climáticas favoreceram a formação de fortes geadas nesta semana.

Conforme o histórico do mês de junho, as temperaturas mínimas de Canoinhas foram de -0,1ºC nessa quarta (30) e de -0,7ºC na terça (29). Apesar do frio, estas marcas não superaram o recorde do ano, de -1,1ºC, em 25 de maio, ainda no outono. Os dados foram registrados pela estação meteorológica instalada no Câmpus Canoinhas do IFSC.

Quer saber mais sobre a estação? A unidade foi instalada em outubro do ano passado graças a um trabalho conjunto que envolveu Epagri, IFSC e Embrapa. Trata-se de uma estação meteorológica automática com telemetria operacionalmente mantida por energia solar e que engloba a rede de estações meteorológicas operadas pela Epagri no Planalto Norte.

E como funciona? A unidade faz o monitoramento climático da velocidade e direção do vento, temperatura e umidade relativa do ar, pressão barométrica, molhamento foliar e precipitação pluviométrica. Conforme a Epagri, estas variáveis são medidas em intervalos regulares e os dados transmitidos por celular para o banco de dados em Florianópolis, onde as informações são processadas.

Quem pode acessar o banco de dados? Todas as informações estão disponíveis no site da Epagri/Ciram, na plataforma Agroconnect. No mapa, é preciso pesquisar por Canoinhas e selecionar a estação Canoinhas – IFSC 1063, que fica a 776m de altitude, ou Canoinhas – Epagri 2216, a 790m de altitude. Ali já aparece a temperatura instantânea.

E para mais informações? Ao lado do mapa, é possível acessar os dados históricos e resumos diários de temperatura, precipitação, umidade relativa do ar e velocidade do vento, por exemplo, além da previsão meteorológica.  

Onde usamos as informações meteorológicas? O estudo das informações meteorológicas é importante para várias atividades humanas, como navegação, aviação, pesca, turismo e a agricultura. Falando em agricultura, lembramos que nosso curso de Agronomia tem uma carga horária específica para estudo da agrometeorologia. Com 40 horas, esta unidade curricular é ofertada aos estudantes do 2º período. “O objetivo é estudar a interação dos fenômenos meteorológicos e seus impactos na cadeia produtiva do sistema agropecuário”, explica professor Douglas André Würz.

CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.