Encontro de julho discute “Quarto de despejo” no Clube do Livro do IFSC

EVENTOS Data de Publicação: 02 jul 2021 12:58 Data de Atualização: 02 jul 2021 13:11

Chegou a vez de Carolina Maria de Jesus no Clube do Livro do IFSC. Suas memórias publicadas em “Quarto de despejo – Diário de uma favelada” serão discutidas no encontro deste mês, no próximo dia 23, às 16h, em plataforma virtual. O Clube do Livro é aberto a toda comunidade, sendo necessária apenas a inscrição prévia para envio do link do encontro.

Clique aqui para se inscrever

Para quem ainda não conhece a obra, é importante destacar que se trata realmente de um diário em que a autora relata sua rotina de favelada, catadora de papel, mãe de três filhos, semianalfabeta e mulher negra em um cenário de muito sofrimento, mas também de muita luta e coragem.

Carolina Maria de Jesus teve seu livro publicado em 1960, com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, que se esgotaram em uma semana. Atualmente, “Quarto de despejo” já vendeu mais de três milhões de cópias em todo mundo, com tradução em 16 idiomas.

Conheça mais

“Quarto de despejo” voltou a tomar espaço em território nacional e acadêmico a partir dos anos 2000, e desta obra surgiram diversos trabalhos de pesquisas, como artigos, dissertações e teses. “Esta obra traz à cena a ‘literatura marginal’, e acredito que sua grande especialidade seja a de conduzir o leitor a inúmeros ‘por quês?’”, enfatiza a servidora que fará a mediação do encontro, Rose Fernandes de Souza, assistente de alunos do Câmpus Itajaí, integrante do Grupo IFSC Negro e mestranda em Educação.

Rose lembra que a importância de Carolina Maria de Jesus como uma das primeiras escritoras negras do Brasil e uma das mais importantes escritoras do país foi reconhecida neste ano, em fevereiro, com a concessão do título póstumo de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Carolina faleceu em 1977.

“Ler Carolina na contemporaneidade nos faz refletir sobre questões que infelizmente permanecem latentes em nossa sociedade, como, por exemplo, o racismo, a fome, a miséria, o esquecimento e a invisibilidade dos pobres largados à própria sorte e que vivem às margens da sociedade”, explica Rose, que estudou a autora para um projeto de permanência e êxito que coordenou no Câmpus Itajaí.

Em 2018 e 2019, um grupo de servidores e alunos produziu uma peça teatral baseada na obra de Carolina Maria de Jesus para discutir as discrepâncias que afetam a sociedade brasileira. Além de ser apresentado no câmpus e na região, o espetáculo também foi uma das atrações da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2019.

Próximos encontros

Confira a programação do Clube do Livro, organizado pelas Bibliotecas do IFSC, para os próximos encontros:

• 23/07 | Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus
  • 27/08 | Capitães da Areia - Jorge Amado