Pular para o conteúdo

Notícias

Projeto da UFSC abre novas vagas para cursos de italiano para comunidade acadêmica do IFSC

EXTENSÃO Data de Publicação: 08 jul 2021 14:58 Data de Atualização: 09 jul 2021 09:50

Em uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina com o IFSC Câmpus Florianópolis, o projeto de extensão Italiano per Tutti, coordenado pela professora  Daniela Bunn (MEN/CED/UFSC), visa a democratização da língua e da cultura italiana por meio de cursos abertos a alunos e servidores do IFSC, com prioridade para os do Câmpus Florianópolis.

Nesta edição, serão ofertados três novos cursos: Giardino incantato: língua, cultura e literatura italiana (Nível A1 - sem pré-requisito), Prendiamoci un caffè - curso de língua e cultura italiana (Nível A1.2 - pré-requisito: italiano básico) e A língua italiana através do estudo da imigração italiana no Brasil (Nível A2 - pré-requisito: nível A1), ofertados em diferentes turnos, matutino, vespertino e noturno.

As aulas serão realizadas na modalidade remota, via Moodle, a partir do dia 23 de julho. As inscrições podem ser realizadas entre 9 e 18 de julho, nos links indicados em cada curso. Será possível se inscrever em apenas um curso do projeto e será necessário indicar, no ato da inscrição, número da matrícula ou do SIAPE.  Os resultados serão divulgados no instagram do projeto a partir do dia 20 de julho.

 

GIARDINO INCANTATO: LÍNGUA, CULTURA E LITERATURA ITALIANA

Nível A1 - Sem pré-requisito 

Com a proposta de ensino de língua, cultura e literatura italiana, as aulas, a serem oferecidas para a comunidade do IFSC (alunos, professores e técnico-administrativos), visam principalmente interligar a língua e a literatura italiana. O curso terá a carga horária de 24 horas distribuídas em um encontro síncrono semanal, via Moodle, nas quartas-feiras, das 10h às 11h30, no período de 28/07 a 25/08, complementado com aulas assíncronas.

O curso será ministrado pelas professoras Lorraine Ramos da Silva e Giorgia Mendes dos Santos, estagiárias do curso de Letras Italiano, com a supervisão da professora Dra. Daniela Bunn (MEN/CED/UFSC). Os participantes terão direito a certificado, emitido pela UFSC, mediante participação em 75% em cada uma das atividades (síncronas e assíncronas).

Número de vagas: 30.

Cadastro de reserva: 10 vagas.

Contato e dúvidas: luciano.italiano.2021@gmail.com 

Critério: ordem de inscrição.

Link para inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/italianopertutti-giardino 

 

PRENDIAMOCI UN CAFFÉ - CURSO DE LÍNGUA E CULTURA ITALIANA

Nível A1.2 - Pré-requisito: Italiano Básico

Com a proposta de ensino de língua e cultura italiana, as aulas, a serem oferecidas para a comunidade do IFSC (alunos, professores e técnico-administrativos), visam conectar a tradição e as atualidades da língua italiana. O curso terá a carga horária de 24 horas distribuídas em um encontro síncrono semanal, via Moodle, nas quintas-feiras, das 13h30 às 15h, no período de 29/07 a 02/09, complementado com aulas assíncronas.

O curso será ministrado pelos professores Carmem Munhoz e Diego Cervelin, estagiários do curso de Letras Italiano, com a coordenação e supervisão da professora Dra. Daniela Bunn (MEN/CED/UFSC). Os participantes do curso terão direito a um certificado, emitido pela UFSC, mediante participação em 75% em cada uma das atividades (síncronas e assíncronas).

Serão oferecidas 30 vagas e o critério será a ordem de inscrição.

Pré-requisito: Italiano Básico (confira se você está apto a este nível realizando o teste de nivelamento. Alunos que receberam a certificação no curso ministrado em abril, receberam por email o link da rematrícula.

Contato e dúvidas: estagiosupervisionadoitaliano@gmail.com.

 Link da Inscrição:   http://inscricoes.ufsc.br/italianopertutti-prendiamoci 

 

A LÍNGUA ITALIANA ATRAVÉS DO ESTUDO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL 

 

Nível A2 - Pré-requisitos: Nível A1

 

Com a proposta de ensino de língua e cultura italiana, as aulas do nível A2 do Projeto Italiano per Tutti, a serem oferecidas para a comunidade do IFSC Florianópolis (alunas(os), funcionárias(os) técnico-administrativas(os) e professoras(es)), visam interligar a tradição e a atualidade da língua e da cultura italiana, tendo como tema principal a imigração italiana no Brasil. O curso, que acontecerá no período de 23/07 a 09/09/2021, terá a carga horária de 30 horas, distribuídas em um encontro síncrono semanal às quintas-feiras, das 19h às 20h30 (via Moodle), complementado com aulas assíncronas.

O curso será ministrado pelo professor Luciano de Oliveira, estagiário do curso de Letras Italiano, com a supervisão da professora Dra. Daniela Bunn (MEN/CED/UFSC). As(Os) participantes terão direito a certificado de conclusão, emitido pela UFSC, mediante participação em 75% em cada uma das atividades (síncronas e assíncronas).

Se o candidato tiver alguma certificação prévia de curso de italiano em nível básico, poderá anexá-la no ato da inscrição; caso não a tenha, será necessário realizar um teste de nivelamento, disponível na própria inscrição. 

Número de vagas: 25

Cadastro de reserva: 10 vagas

Critério de seleção para os novos alunos: ordem de inscrição + nível de língua (por teste de nivelamento ou apresentação de certificado de curso precedente)

Contato e dúvidas: luciano.italiano.2021@gmail.com 

 

Link para inscrição https://forms.gle/n6tLQXwrjzgbiw1G7

 
EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Nó: liferay-ce-prod01

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.