Docente do Câmpus Urupema coordena Programa de Residência em Gestão Pública

CÂMPUS URUPEMA Data de Publicação: 21 jul 2021 16:36 Data de Atualização: 21 jul 2021 17:13

Nos últimos dois anos, a professora Larice Steffen Peters, da área de administração do Câmpus Urupema, esteve cedida ao Governo do Estado. Por lá, ela foi coordenadora-geral do Programa de Residência em Gestão Pública, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atividade que ainda está em andamento e que pode ganhar a participação de alunos do IFSC futuramente.

O programa, realizado via parceria público-privada, coloca alunos de administração pública da ESAG/UDESC em secretarias do executivo estadual para atuarem como consultores, através dos estágios, focados na melhoria da gestão pública.

"Foram oito bolsas no primeiro ano e 15 no segundo. Cada aluno recebe uma bolsa de R$ 1.800,00 por mês para execução das atividades que terminam em março do ano que vem", comenta Larice. A coordenação do programa é feita de forma conjunta com a professora Patrícia Vendramini, da ESAG/UDESC e que os alunos contam com a mentoria de professores da ESAG para o desenvolvimento de suas ações.

Com o retorno da professora Larice ao câmpus, a ideia é que o projeto continue sendo realizado e a parceria com a ESAG/UDESC fortalecida incorporando ao projeto também alunos e ações de gestão pública desenvolvidas no IFSC. "Temos que fazer algumas adaptações, em virtude da possibilidade de atuação de cada um, para encaixar alunos do Técnico em Administração e, quem sabe, da pós-graduação em Gestão Pública do Centro de Referência em Formação EAD do IFSC (Cerfead)", explica. A ideia já foi apresentada no Câmpus Urupema e recebeu apoio institucional.

Evento

Nos próximos dias 29 e 30 de julho os 15 alunos residentes atualmente apresentaram seus projetos num Pitch. Os residentes atuam na Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Administração (SEA) e Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE). "Cada apresentação se propõe a compartilhar o contexto, a necessidade do setor e os caminhos de solução para o problema encontrado. Esperamos com isso dar publicidade aos estudos realizados até o momento, inspirando outros alunos, professores, gestores e órgãos sobre as oportunidades de aprendizado que o programa proporciona", completa Larice.

Apresentações estão divididas em dois dias, sendo em dois blocos diários (14h às 15h30 e das 15h45 às 17h). Confira o link para acompanhar:

29/07 - https://youtu.be/_ScEMBmA33Q
30/07 - https://youtu.be/N5Aysxc8vP8