Série de vídeos aborda os direitos humanos

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 13 jul 2021 10:29 Data de Atualização: 13 jul 2021 18:26

A partir de uma atividade pedagógica da Unidade Curricular “Direitos Humanos, Sujeitos da EPT e Não-violência”, estudantes produziram cartas abertas com foco em temáticas relacionadas aos Direitos Humanos. A disciplina foi ministrada pela professora Eliane Juraski Camillo no curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Referência em Formação e EaD do IFSC.

Oito cartas foram selecionadas e transformadas no material audiovisual que compõe a série, cuja narração foi feita por estudantes do curso técnico em Teatro do Câmpus Joinville. Os vídeos serão publicados nas mídias sociais do IFSC. A ideia é que os vídeos chamem a atenção para os direitos básicos e contribuam para fomentar o debate de questões relacionadas à proteção da criança e da mulher, assim como o direito à educação e à alimentação, principalmente em meio a pandemia de Covid-19.

Sobre o lançamento

Os episódios serão lançados em datas que façam alusão às suas temáticas. Confira o cronograma:

-13 de julho - Dia da Promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente

Carta aberta: Interlúdio Democrático na infância (Autores: Alessandro Eleutério De Oliveira, Anita Rosa Welter Zilli, Mariza Fátima De Lima, Simone Raquel Casarin Machado. Narração: Júlia Costa de Souza)

- 7 de agosto - Criação da Lei Maria da Penha

Carta aberta destinada a sociedade civil de Santa Catarina (Autoras: Juliana Fátima Welter Woitexen e Juciléa Patricia de Matos. Narração Rafaella Narciso)

- 12 de agosto - Dia Nacional dos Direitos Humanos

Carta aberta ao Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e à sociedade (Autores: Alessandra Drews e Priscila Luisa Tonini Sberse. Narração Rafaella Narciso)

- 29 de agosto - Dia do Combate à Desnutrição

Carta aberta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Alimentação como direito básico (Autores: Clelia Bergo, Juliana Benevides Rodrigues, Juliana Silva Alves, Rogério da Silva, Thiago Henrique Mombach. Narração: Júlia Costa de Souza)

- 8 de setembro - Dia Internacional da Alfabetização

Carta aberta aos Profissionais da Educação durante o Ensino Remoto/Híbrido (Autor: Carlos Adriano Bohn. Narração Alexandra Bittencourt)