II SELE: conheça os finalistas da Mostra Virtual de Projetos de Leitura

EVENTOS Data de Publicação: 14 jul 2021 15:01 Data de Atualização: 16 jul 2021 15:33

Canteiro Tintório, O Cotidiano como forma de narrar as interações e as brincadeiras da Educação Infantil e Era uma vez foram os escolhidos na votação do público

Entre os dias 10 de junho e 10 de julho, o público votou nos projetos de leitura, teoria e prática de professores de escolas municipais de Garopaba e Imbituba. A Mostra tem como objetivo reconhecer as práticas desenvolvidas em sala de aula e promover a troca de experiências com foco no trabalho com a leitura e a escrita. Os três mais votados Canteiro Tintório, O Cotidiano como forma de narrar as interações e as brincadeiras da Educação Infantil e Era uma vez serão premiados com kits de livros, publicados nos anais e participam da cerimônia de encerramento do evento.

O II Seminário de Educação, Leitura e Escrita (SELE) é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, câmpus Garopaba e Centro de Referência em Formação e EaD-Cerfead, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Garopaba e Imbituba. Conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina-FAPESC, por meio do edital PROEVENTOS 02/2020.

O evento será online e gratuito, acontecendo nos dias 22 a 23 de julho com transmissão pelo canal do Câmpus Garopaba no Youtube. Serão dois dias de palestras, mesa-redonda e apresentações culturais.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas até o dia 20 de julho clicando aqui

Veja abaixo a programação completa do evento:

22 de julho

18h - Mesa de abertura

18h30 - Apresentação cultural: Contação de histórias com as Profas. Jucinete Mello e Bruna David

19h - Conferência de abertura: Nas linhas e entrelinhas da palavra literária: a educação para as relações étnico-raciais (ERER) com a Profa. Dra. Eliane Debus (UFSC) e mediação da Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-CERFEAD-Florianópolis)

23 de julho

8h30min - Palestra: Práticas de leitura na escola: sobre palavras e mundos possíveis com a Profa. Msc. Denise Guilherme (Instituto Vera Cruz - SP) e mediação da Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

10h30min - Palestra: Linguagem e matemática: percepções a partir da resolução de problemas com o Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel) e mediação Prof. Msc. José Antônio Gonçalves (SMEC - Garopaba)

13h30min - Palestra: O papel humanizador da leitura literária no desenvolvimento da criança com a Profa. Dra. Ana Maria Esteves e mediação da Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-CERFEAD-Florianópolis)

15h15min - Mesa-redonda: Cinema, infância e educação com Luiza Lins (Diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis), Profa. Ally Collaço (Doutoranda em Educação - UFSC), Profa. Karine Joulie (Doutoranda em Educação - UFSC) e mediação da Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba).

17h - Cerimônia de encerramento: participação dos autores dos projetos finalistas da Mostra Virtual de Projetos Leitura, teoria e prática e apresentação Cultural – Contação de História – Profas. Tais Minae e Joyce Kwiatkowski

Conheça os projetos finalistas da Mostra Virtual de Projetos de Leitura:

Canteiro Tintório: O projeto Canteiro Tintório trata da extração de tintas naturais a partir de elementos da natureza. Está sendo desenvolvido em um espaço no CEI onde as crianças da educação infantil têm a oportunidade de estar em contato com os elementos naturais, plantando e cultivando vegetais, flores e chás para que possa haver a extração dos pigmentos, a exploração de texturas e aromas que a natureza pode nos proporcionar.

O Cotidiano como forma de narrar as interações e as brincadeiras da Educação Infantil: Narrar as vivências das crianças na Educação Infantil, a partir da escuta e da observação atenta, é uma forma de garantir os Seis Direitos de Aprendizagem previstos na BNCC, bem como pôr em prática os Campos de Experiência, pois eles constituem-se de ações que estruturam o currículo cujos eixos norteadores são as Interações e a Brincadeira. [...] A ação de comer é currículo, a chegada e saída da instituição é currículo, brincar e interagir é currículo, andar pelos corredores e pátio da instituição infantil é currículo e, por estes momentos terem tanta importância, são motes de narrativas.

Era uma vez: Sempre acreditamos no potencial dessa parceria família e escola. Nesse período de estudo durante a pandemia, não só os professores estão mostrando seu valor, compromisso e engajamento pela aprendizagem das nossas crianças, mas as famílias também vêm realizando com comprometimento e motivação, dando o seu melhor, em um trabalho conjunto. Nunca houve um movimento tão grande e de tanto esforço e compromisso das famílias com a escola em nosso país. E olha que nunca estivemos tão juntos e presentes, famílias e professores, como agora na modalidade de ensino alternado e 100% remoto.

Acompanhe todas as informações no site do evento.

EVENTOS