Egresso da Orquestra do IFSC é aprovado com nota máxima em mestrado na Alemanha

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 12 jul 2021 15:33 Data de Atualização: 12 jul 2021 19:00

O ex-aluno do curso técnico em Eletrônica e ex-integrante da Orquestra Experimental do IFSC (Oexp), ambos do Câmpus Florianópolis, Jhonatas Gutterres da Silva Carmo, foi aprovado com nota máxima para realizar o Mestrado em Música – Habilitação em Instrumento de Corda: Contrabaixo Solo, na Universidade de Música do Sarre.

“Iniciei meus estudos de música ainda antes de aprender a ler, dedilhando valsas e melodias populares no violão. Mais tarde, comecei a fazer aulas de violino na igreja, e logo surgiu o interesse pelos instrumentos de orquestra. No ensino médio [enquanto fazia o curso técnico em Eletrônica], através da Oexp, , conheci o contrabaixo, imediatamente me encantando pelo som do instrumento. Ali começou minha história com a música sinfônica”, lembra Jhonatas.

Ele tinha apenas 15 anos. Com a orientação do professor de música e maestro Irineu Melo, entrou para a Oexp, onde tocou por três anos como estudante, atuando como bolsista. Em 2011, mesmo após deixar a orquestra, ele seguiu estudando “Como se tratava de um instrumento bastante caro, toquei alguns anos (até 2014) com um contrabaixo emprestado do IFSC. Neste meio tempo, o professor Gustavo Fontes havia recém retornado da Alemanha, onde havia realizado duas pós-graduações em instrumento, para Florianópolis e pude iniciar aulas particulares de contrabaixo diretamente com um dos melhores contrabaixistas do país”, relembra.

Jhonatas formou-se em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Tocou contrabaixo na Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e na Orquestra Filarmônica de Santa Catarina. Em 2018, mudou-se para São Paulo, tocando em diversas orquestras daquele Estado, como a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a Orquestra Jovem de Guarulhos. Hoje, toca na Orquestra Experimental de Repertório, na capital. Desde 2018 é aluno da Escola Municipal de Música de São Paulo, uma das melhores escolas de música do Brasil.

Atualmente, ele se destaca entre os jovens músicos do país, tendo recebido prêmios como Solista da Orquestra Jovem de Guarulhos e da Orquestra Experimental de Repertório. Realizou recitais em importantes salas de concerto e participou dos principais festivais de música do Brasil, como o Festival Internacional de Campos do Jordão e o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), onde participou de masterclasses com Pedro Gadelha (Brasil), André Geiger (Brasil), Cristian Braica (Romênia), Catalin Rotaru (Romênia), Thibault Dellor (França/Brasil), Graham Mitchel (UK).

Vaquinha on-line

Com data de início em 15 de outubro de 2021, o curso é em uma universidade pública, no entanto, é necessário pagar taxas administrativas. Além disso, para obter o visto na Alemanha, é preciso uma comprovação financeira para o período de permanência na Alemanha. Para poder pagar também as despesas com as passagens e hospedagem, Jhonatas inclusive colocou seu instrumento à venda.

Ele também criou, com a ajuda de familiares e amigos, uma vaquinha on-line, cuja meta é arrecadar R$ 11 mil.

“Estamos divulgando entre servidores e estudantes do campus por considerarmos que a trajetória de Jhonatas está definitivamente marcada pelo incansável trabalho dos professores de música Ramiro Antonio da Costa e Irineu Lopes Melo à frente dos cursos Instrumentos Básicos de Orquestra e Prática de Orquestra, bem como da Orquestra Experimental do IFSC, projetos estes consolidados há décadas em nossa instituição”, destaca a professora Valeska Bernardo Rangel, coordenadora de Atividades Artísticas do Câmpus Florianópolis.

Sobre a Universidade de Música do Sarre

A Universidade de Música do Sarre (HfM Saar) é a universidade mais antiga do Sarre e um pilar central rico em tradição na paisagem cultural da região. Seu modelo de treinamento atraente e bem-sucedido é comprovado pela alta demanda constante de alunos candidatos, bem como pelos inúmeros sucessos competitivos, prêmios artísticos e sucessos dos alunos. Oferece uma formação artística de elevada qualidade e de nível profissional, que é acompanhada pela reflexão teórico-musical, musicológica e pedagógica musical. Está tão empenhada em desenvolver a excelência artística como em transmitir música e fornecer educação musical em obras de base ampla.

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS