Política de Segurança Sanitária: acionamento da Fase 2 entra na pauta da próxima reunião do Colegiado do Câmpus Canoinhas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 23 jul 2021 15:11 Data de Atualização: 23 jul 2021 15:31

Na próxima terça-feira (27), o Colegiado do Câmpus Canoinhas se reúne para apreciação de duas pautas importantes para a comunidade acadêmica: o Plano Anual de Trabalho (PAT) 2022 e o acionamento da Fase 2 da Política de Segurança Sanitária do IFSC (PSS) no Câmpus Canoinhas. A reunião por webconferência começa às 18h30, com a participação de representantes dos estudantes, professores, técnico-administrativos, comunidade externa e direção.

A autorização para que os colegiados dos câmpus discutam o acionamento da Fase 2 da PSS foi deliberada pelo Conselho Superior do IFSC (Consup), em reunião extraordinária na última segunda-feira (19). Os câmpus estão autorizados a acionarem a próxima fase do retorno gradual às atividades presenciais a partir de 2 de agosto, desde que todas as condições de biossegurança previstas na PSS estejam cumpridas e que o colegiado do câmpus assim delibere.

A decisão do Consup levou em conta o relatório apresentado pelo Comitê Técnico-Científico (CTC), que recomendou a autorização levando-se em conta o cenário de redução da gravidade da pandemia em Santa Catarina e os impactos da suspensão das atividades presenciais sobre o desempenho institucional.

A Política prevê o retorno em seis fases, sendo a fase zero a de suspensão integral das atividades. Não há possibilidade de retorno integral imediato de todos os estudantes e servidores. Enquanto isso, as demais atividades acadêmicas continuam sendo realizadas de forma remota, por meio das atividades não presenciais (ANP). Atualmente, o Câmpus Canoinhas está na Fase 1.

Conheça a Fase 2

A Fase 2 da PSS é o período de retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas com até 30% da comunidade acadêmica. Nesta fase, poderão retornar estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC; aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários para que se reduza o fluxo de circulação de pessoas nos câmpus e em cada laboratório em particular; e estudantes de cursos EJA-EPT, conforme avaliação de sua pertinência e possibilidade pelo câmpus, entre outras atividades.

Para acionamento da Fase 2, é preciso que a região esteja em Risco Potencial Grave por pelo menos 14 dias consecutivos (com base no mapa de risco divulgado pelo Governo de Santa Catarina). Também são pre-requisitos: disponibilidade de capacitação da comunidade acadêmica para cumprimento dos protocolos de biossegurança; mapeamento de espaços a serem utilizados, de horários e fluxos de atividade; e análise de relatório de acompanhamento de implantação da Fase 1 elaborado pela comissão local de contingência, a partir de orientações do CTC.

Entenda a Fase 1

Desde o dia 1º de junho, o Câmpus Canoinhas está oficialmente na Fase 1 da PSS. Nesta fase, está autorizado o retorno de formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de TCC ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa.

Esta etapa também serve de preparação do câmpus e da comunidade acadêmica para o retorno gradual e parcial das atividades presenciais. Entre as medidas adotadas, estão a limpeza e desinfecção de todos os ambientes; sinalização do câmpus, fixação de equipamentos e disponibilização de EPIs; e capacitação da comunidade acadêmica como um todo (servidores, funcionários terceirizados, estudantes e pais/responsáveis pelos alunos) para cumprimento dos protocolos de biossegurança.

PAT 2022

Sobre o Plano Anual de Trabalho (PAT), que também entra na pauta da reunião de terça-feira do Colegiado do Câmpus Canoinhas, vale destacar que este é o documento utilizado pela Reitoria para elaboração da Proposta Orçamentária do IFSC para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2022. O plano lista todas as despesas previstas para o próximo ano, tanto de custeio e manutenção quanto de investimento e capacitação.

Para 2022, o Câmpus Canoinhas trabalha com uma projeção de limite orçamentário de R$ 1.704.369,00, com a maior parte destinada a ações de custeio, no valor de R$ 1.682.243,00. A previsão orçamentária para investimento é de apenas R$ 9.425,00.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS