Oficina do IFSC apresenta coleta seletiva à comunidade surda de SLO

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 28 jul 2021 20:46 Data de Atualização: 28 jul 2021 20:53

Estudantes e servidores do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC realizaram uma oficina, em Libras, sobre a coleta seletiva do município para a comunidade surda da cidade. Devido à pandemia da Covid-19, a atividade ocorreu de forma remota, via Google Meet, no último dia 21 de julho.

A ação foi pensada em atendimento a uma provocação realizada no curso “O Fazer Extensionista 2021”. Os participantes foram desafiados a identificar uma demanda local da sociedade e propor uma intervenção em prol desta.

“Em nossa equipe, a demanda identificada surgiu por meio da aluna Simone Mueller Bitencourt, que é aluna do curso técnico em Logística. A aluna é surda e, após uma aula da disciplina de Logística Reversa e Sustentabilidade, onde viu sobre reciclagem e coleta seletiva, ela identificou que estas informações não são repassadas para a comunidade surda da cidade”, conta o orientador da equipe, professor Gabriel Mathias Ferrari.

Com base nisso, a equipe foi atrás das informações sobre a coleta seletiva e elaborou um informativo visual. Então, foi feito o convite à comunidade surda de SLO, por meio da intérprete do câmpus, para participarem da atividade planejada.

A oficina ocorreu totalmente em Libras. Ao final, os participantes avaliaram a atividade como positiva, pois não sabiam das informações que foram apresentadas. Um adesivo do informativo ainda será impresso e entregue a eles para que possam fixar em algum local em suas casas para facilitar o processo de separação e descarte de resíduos.

A equipe que participou do curso de extensão “O Fazer Extensionista 2021” e desenvolveu a ação é composta pelas estudantes Andressa Fernandes Custódio, Ariane Domingues Oliveira, Fernanda Alves Ferreira, do curso técnico em Administração, e Simone Mueller Bitencourt, do curso técnico em Logística. Também participaram a intérprete de Libras do câmpus Talila Gracieli Vieira e o professor e orientador da equipe Gabriel Mathias Ferrari.

EXTENSÃO CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE NEWS