O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Colegiado aprova ajustes no plano de contingência local

ENSINO Data de Publicação: 29 jul 2021 19:05 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:52

O colegiado do Câmpus Itajaí aprovou ajustes na fase 1 do plano de contingência local em reunião realizada no último dia 22 de julho. Com a mudança, estudantes da graduação e da pós-graduação que precisem realizar experimentos para concluir seus TCCs ou para o cumprimento de prazos de projetos de pesquisa terão acesso ao Câmpus para realizar suas atividades, desde que sejam respeitadas as normas de segurança e protocolos biossanitários. 

Segundo levantamento realizado pela direção-geral, a partir de formulário de intenção do uso do Câmpus respondido pelos professores, 16 estudantes da graduação e da pós-graduação poderão ter acesso ao Câmpus para a realização das atividades. A proposta é que este retorno gradual sirva como um projeto-piloto para avaliar se as rotinas de segurança estão adequadas e se é preciso melhorar algum procedimento.   

A realização dos trabalhos só poderá ser feita em um único período, sendo permitido o acesso somente aos ambientes de atividades práticas e aos sanitários. Os estudantes precisam estar também acompanhados de seus orientadores nos ambientes de trabalho, realizar curso de capacitação que foi disponibilizado pelo IFSC e preencher autodeclaração informando que se voluntariam para a realização das atividades no Câmpus.

O diretor-geral do Câmpus, Luís Pozas, explica que a fase 1 do plano de contingência local que havia sido aprovada pelo colegiado era ainda mais restritiva do que o que está previsto na Política de Segurança Sanitária do IFSC porque não permitia a realização de atividades acadêmicas e que adequações aprovadas pelo colegiado no dia 22 de julho permitem apenas que um número restrito de estudantes e servidores tenham acesso ao Câmpus.  “Nós temos acompanhando os indicadores da pandemia de Covid-19 na região e mesmo ainda na bandeira vermelha, a cada semana tem melhorado significativamente os índices. Entedemos que essa adequação no plano permitirá que nós possamos avaliar os protocolos de segurança e adequá-lo antes de acionarmos outras fases. "

Acionamento da fase 2 do plano de contingência local

Apesar do Conselho Superior do IFSC (Consup) ter deliberado para que os colegiados dos câmpus discutam o acionamento da fase 2 a partir de 02 de agosto, o Câmpus Itajaí ainda não pode acionar esta fase. Isso porque a região da Foz do Rio Itajaí ainda está classificada na avaliação de risco gravíssimo para Covid-19 em Santa Catarina e uma das condições necessárias para o acionamento da fase 2 é que a região em que se insere o Câmpus seja considerada como risco grave, por no mínimo 14 dias consecutivos. 

Na fase 2, é permitido o retorno parcial de até 30% das atividades administrativas e acadêmicas que seriam realizadas em condições normais no Câmpus. Nesta etapa é permitida também a realização de atividades de pesquisa, TCCs, projetos integradores no Câmpus bem como a ampliação do acesso a laboratórios de informática.

"Alguns colegiados de câmpus do IFSC deliberaram pelo acionamento da fase 2, mas nós estamos com bandeira vermelha e não podemos acioná-la. Cabe lembrar que ainda não temos previsão para o acionamento de outras fases, porque dependemos das decisões do Consup e que a partir do momento que pudermos acioná-la, essa decisão cabe ao colegiado do Câmpus", explica o diretor-geral.

Clique aqui e confira o plano de contingência local do Câmpus Itajaí.

 Entenda a Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC

A Política de Segurança Sanitária do IFSC para a Covid-19 (PSS) é o documento que sistematiza as medidas a serem adotadas para o retorno gradual e seguro das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, no contexto da pandemia. Essa retomada é organizada em seis fases - sendo a fase zero aquela na qual não há atividades presenciais de qualquer natureza, e a 5, a futura etapa de retomada total de atividades acadêmicas e administrativas presenciais. A Política de Segurança Sanitária do IFSC é complementada pelos planos de contingência de cada câmpus, que preveem as regras locais para circulação de pessoas. 

Para mais informações sobre a PSS, clique aqui.  

ENSINO CÂMPUS ITAJAÍ

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.