“Capitães da Areia”, clássico de Jorge Amado, é tema do Clube do Livro em agosto

EXTENSÃO Data de Publicação: 02 ago 2021 15:36 Data de Atualização: 02 ago 2021 15:41

“Capitães da Areia”, do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001), será tema do debate do Clube do Livro do IFSC no mês de agosto. “Protagonizada por crianças e jovens em situação de rua, a obra dá visibilidade às histórias de vida, aos sonhos e às transgressões de infâncias marginalizadas, com críticas às manipulações da mídia e ausências do poder público”, descreve a professora do Câmpus Jaraguá do Sul Estela Ramos Souza de Oliveira, que será a mediadora do encontro.

O evento on-line é aberto ao público e será realizado pela plataforma Google Meet, no dia 27 de agosto, das 16h às 17h (link para acesso). As inscrições devem ser feitas previamente pelo formulário eletrônico.

Na época de seu lançamento, em 1937, o livro “Capitães da Areia” foi apreendido e censurado pelo regime ditatorial do Estado Novo – o que culminou na prisão de Jorge Amado. “A leitura deste mês é um convite para conhecer um pouco mais da escrita de Jorge Amado, caracterizada pela intervenção social e comprometimento com a emancipação das classes subalternas”, destaca Estela, que é doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, no IFSC, atua como docente de Comunicação e Metodologia da Pesquisa em cursos técnicos subsequentes e de graduação.

Segundo a professora, Jorge Amado é um dos escritores brasileiros mais lidos no mundo, com especial influência nos países falantes de língua portuguesa. Ganhou o Prêmio Camões, a mais alta distinção da literatura em língua portuguesa, em 1994, e teve várias de suas obras popularizadas por meio da adaptação a outras linguagens, como o cinema, a televisão e o teatro. “O próprio livro ‘Capitães da Areia’ foi adaptado para as grandes telas em 2011, com direção e roteiro assinados pela neta do escritor, Cecília Amado”, comenta.

Próximos encontros

Organizado pelas Bibliotecas do IFSC, o Clube do Livro virtual foi uma das estratégias adotadas depois da suspensão das atividades presenciais para enfrentamento da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, para adaptar os inúmeros projetos de incentivo à leitura realizados nos câmpus. Confira a programação do Clube do Livro para os demais encontros do ano e planeje suas leituras:

27/08 | Capitães da Areia - Jorge Amado
24/09 | Fahrenheit 451 - Ray Bradbury