Inscrições abertas para os cursos técnicos do Câmpus Tubarão

ESTUDE NO IFSC Data de Publicação: 03 ago 2021 08:24 Data de Atualização: 03 ago 2021 08:39

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu nesta terça-feira (3) mais uma etapa de inscrições para cursos técnicos com início no segundo semestre deste ano. O Câmpus Tubarão possui vagas em três cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Logística. As inscrições vão até o dia 30 de agosto. As aulas devem começar no mês de outubro.

Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.

Vagas no Câmpus Tubarão

Técnico concomitante em Administração
23 vagas | vespertino | 4 semestres

Técnico concomitante em Desenvolvimento de Sistemas
23 vagas | vespertino | 3 semestres

Técnico subsequente em Logística
40 vagas | noturno | Duração de 2 semestres.

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas até 30 de agosto, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:

- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição e receba a formação técnica no IFSC. Para isso, ele precisa ter concluído o primeiro ano do ensino médio (com exceção dos cursos do Câmpus Canoinhas, para os quais o aluno pode estar cursando o primeiro ano). Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Já os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula.

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção para todos os cursos do Edital 14/2021/2 será por sorteio público, realizado às 15h do dia 31 de agosto. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 1º de setembro, a partir das 18h.

As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 2 a 8 de setembro, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital, no item 6.3.1.

Segunda chamada

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 16 de setembro. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 31 de agosto e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada serão feitas nos dias 17 a 22 de setembro.

Chamadão

Também entre 17 e 22 de setembro, quem não foi convocado na segunda chamada pode manifestar interesse por vagas que eventualmente venham a sobrar no curso de sua escolha. Para isso, basta encaminhar a documentação de matrícula pelo link que consta no edital. Caso as vagas não sejam preenchidas com os nomes da segunda chamada, o Deing entrará em contato com os candidatos que tiverem manifestado interesse para confirmar a matrícula.

Atividades não presenciais

Em função da pandemia de Covid-19, os cursos serão ministrados com atividades não presenciais enquanto estiverem suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, dentro das normas da Política de Segurança Sanitária (PSS) e dos Planos de Contingência locais.

Mais informações

Todas as informações sobre este processo seletivo devem ser consultadas no Edital 14/2021/2, publicado na área de editais com inscrições abertas do site do IFSC.

CÂMPUS TUBARÃO ESTUDE NO IFSC