Câmpus oferta curso para formar técnicos em Nutrição e Dietética

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 11 ago 2021 19:08 Data de Atualização: 19 ago 2021 14:15

A alimentação saudável é um dos objetivos do milênio. É também um dos maiores desafios da humanidade. A forma de viver contemporânea, as mudanças de percepção da sociedade em relação à comida e os efeitos da alimentação em nossos corpos são alguns dos fatores que nos levam a pensar o que estamos consumindo. Contribuir para que mais pessoas tenham uma melhor qualidade de vida por meio do alimento é o objetivo do Técnico em Nutrição e Dietética. O curso na área está sendo ofertado pela primeira vez pelo Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. É gratuito e as inscrições já estão abertas.

O profissional desta área tem um vasto leque de atuação, desde a segurança de alimentos em serviços de alimentação coletiva até a oferta de produtos para turistas com restrições alimentares. Para se ter ideia da demanda por esse profissional, a coordenadora do curso do IFSC, professora Elinete Eliete de Lima, destaca as mudanças culturais, como consumir mais fora de casa ou cortar carne e outros alimentos de origem animal das refeições, até índices assustadores de como uma alimentação ruim pode afetar a saúde.

Comer mal é um dos principais fatores de risco para as doenças não transmissíveis (DCNT), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Juntamente com o tabagismo, a inatividade física e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, têm provocado um aumento na incidência de problemas cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC), câncer e diabetes - doenças que são responsáveis por quase 70% de todas as mortes no mundo.

Diante da urgência em oferecer opções saudáveis e seguras para os consumidores, existe uma grande demanda pelo técnico em Nutrição e Dietética. Ele pode trabalhar em restaurantes, escolas, hotéis, hospitais, instituições de longa permanência para idosos, supermercados, indústrias de alimentos, panificadoras e confeitarias, entre outros.

Elinete destaca ainda que o técnico pode atuar em instituições de longa permanência para idosos. "Dados recentes mostram o envelhecimento populacional do brasileiro, justificando a necessidade deste profissional." Os idosos correspondem a cerca de 9% da população em 2020 e estima-se que cheguem a 22% em 2050. A expectativa de vida ao nascer no Brasil vem subindo. Em 2020 a expectativa é de 76,7 anos e a projeção para 2050 é de 77,4 anos homens e 83,8 anos para as mulheres (IBGE, 2020).

"Dessa forma, considerando que este é um profissional que desenvolve ações ligadas à promoção da alimentação adequada e saudável, na busca do bem-estar e da promoção da saúde de indivíduos e de coletividades, fica clara a importância que ele assume no contexto local, regional e nacional."

O curso

Para ofertar a qualificação necessária para esse profissional, o curso técnico no IFSC foi construído para que o aluno possa estudar, pesquisar e inovar sobre o alimento, desde sua composição até seu consumo e seus reflexos na sociedade.

Elinete destaca alguns conteúdos que estarão presentes no curso: O alimento e sua composição, formas de preparo e de servir, as necessidades e recomendações nutricionais, a produção de refeições, com foco principal na segurança de alimentos e outras questões que ajudarão na sua formação como cidadão e como profissional.

O Técnico Subsequente em Nutrição e Dietética é voltado para quem já tem Ensino Médio ou comprovar a conclusão até a data da matrícula e tem duração de um ano e meio. As aulas começarão ainda neste segundo semestre de 2021, no período vespertino. Não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, conforme o Edital Deing 14/2021/2. O preenchimento das 40 vagas será por sorteio.

Atividades não presenciais

O curso é presencial, mas em função da pandemia de Covid-19, será ministrado com atividades não presenciais enquanto estiverem suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, dentro das normas da Política de Segurança Sanitária (PSS) e dos Planos de Contingência locais.

Para saber as fases da PSS acionadas no câmpus, clique aqui.

Para saber a data de início do semestre 2021.2 no câmpus, clique aqui.

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE NEWS