Nota oficial: decisão do Colegiado do Câmpus sobre o retorno ao presencial

ENSINO Data de Publicação: 16 ago 2021 09:00 Data de Atualização: 16 ago 2021 16:26

Para o retorno presencial gradual, o IFSC elaborou, através do Comitê Técnico Científico, uma Política de Segurança Sanitária (PSS). Esta prevê que o retorno às atividades presenciais seja realizado de forma gradual, por fases, garantindo o retorno seguro para toda a comunidade acadêmica. Cada fase tem características, restrições e pré-requisitos específicos. A PSS possui 6 fases (0 a 5) e cada câmpus possui um Plano de Contingência Local que descreve toda logística de acesso e uso dos espaços físicos do câmpus de modo seguro do ponto de vista de biossegurança.

Para o acionamento de cada fase, primeiramente faz-se necessária a aprovação de cada fase e liberação pelo Conselho Superior do IFSC (Consup), que é instância máxima deliberativa da Instituição. Este é constituído por representantes dos professores, estudantes,  diretores(as) de câmpus, servidores(as) técnicos-administrativos, representantes da comunidade externa e do Ministério da Educação (MEC). Entre as decisões, o Consup deliberou que os câmpus têm autonomia para algumas decisões.

Por intermédio do Colegiado de câmpus, que é a instância máxima deliberativa no âmbito do câmpus, as fases aprovadas pelo Consup podem ser acionadas ou não. O Colegiado de câmpus é constituído por representantes da gestão (chefe do Departamento de Administração e chefe do Departamento de Ensino), dos professores(as), dos técnicos-administrativos, dos estudantes e representantes da comunidade externa, sendo as reuniões presididas pelo diretor-geral do Câmpus.

Dado este entendimento, no dia 19/07/2021, o Consup autorizou o acionamento até a fase 2 da PSS. Para entender o que pode ser realizado em cada uma dessas fases, apresentamos cada uma delas abaixo.

Primeiras fases do retorno ao presencial

Fase Zero: Período de suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais - é a Fase que o Câmpus São Carlos se encontra.

Fase 1: Período de suspensão parcial de atividades administrativas presenciais e de suspensão de atividades acadêmicas presenciais exceto para estudantes formandos(as) de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de TCCs ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa caso haja garantia de obediência a todas as normas de segurança e protocolos biossanitários contidos na Política e no plano de contingência do câmpus .  Esta fase não se enquadra nas demandas do Câmpus São Carlos.

Fase 2: Período de retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas, tendo até 30% da comunidade acadêmica. Nesta fase, as seguintes atividades e condições serão avaliadas:
- Prioridade de retorno: Estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC; aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários para que se reduza o fluxo de circulação de pessoas nos câmpus e em cada laboratório em particular; estudantes de cursos EJA-EPT, conforme avaliação de sua pertinência e possibilidade pelo câmpus; estudantes em privação de liberdade que já completaram o ciclo vacinal, conforme avaliação de sua pertinência e possibilidade pelo câmpus;
- Disponibilização de laboratórios de informática a estudantes sem acesso às ANP;
- Retorno de atividades de pesquisa que não possam permanecer paradas tendo em vista o cumprimento de prazos constantes em edital ou sob risco de prejuízo irreparável ao seu andamento;
- Retorno de servidores que não constituam grupo de risco e atuem em setores essenciais à realização das atividades acadêmicas.
- Em resumo, nesta fase serão permitidas somente aulas de laboratório em um quantitativo de máximo de 30% do total de alunos.

Decisão em São Carlos

O Colegiado do Câmpus, em sua 40ª Reunião Ordinária, realizada no dia 04 de agosto de 2021, não aprovou o acionamento da Fase 1,  esse resultado ocorreu por via democrática e deliberativa. Nos dez dias que antecederam a reunião, foram realizados debates e explanações aos responsáveis, estudantes, servidores(as), sobre a pauta do retorno presencial, de modo que a comunidade pudesse se organizar e discutir os posicionamento de cada segmento representativo do Colegiado do Câmpus. O resultado do Colegiado permitiu a representação da vontade da maioria da comunidade acadêmica.

Conforme apresentado, o não acionamento foi a decisão do Colegiado. Este ponto será apreciado novamente na próxima Reunião do Colegiado que está prevista para o dia 16 de Setembro de 2021.

Mais informações

As informações oficiais sobre a situação do IFSC durante a pandemia da Covid-19 estão disponíveis no site: https://www.ifsc.edu.br/covid-19. Neste espaço você acompanha:

ENSINO CÂMPUS SÃO CARLOS NEWS