Projeto do Câmpus Gaspar desenvolve materiais de apoio para cuidadores de estudantes com TEA

CÂMPUS GASPAR Data de Publicação: 09 ago 2021 17:24 Data de Atualização: 09 ago 2021 17:47

O projeto de extensão do Câmpus Gaspar “Cuidando de quem cuida: orientações para um estilo de vida mais ativo durante a pandemia” desenvolveu uma apostila ilustrativa com uma série de exercícios físicos e planners que são materiais gráficos para auxiliar na organização da rotina diária e escolar. Os materiais são voltados para cuidadores de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Ao acompanhar as famílias de estudantes com deficiência do IFSC, é possível observar o impacto que a pandemia vem causando nos relacionamentos intrafamiliares como consequência da quebra de rotina, principalmente dos estudantes com TEA. Observamos também, em visitas domiciliares, que muitas mães estão trabalhando mais para suprir as necessidades financeiras do lar e esquecendo do cuidado próprio, do olhar para si e de reconhecer suas limitações. A maioria das mães são costureiras e ficam horas sentadas à frente de uma máquina de costura em uma posição postural que pode ser prejudicial para a saúde. Por conta do acúmulo de trabalho remunerado juntamente com os afazeres da casa, não conseguem viabilizar uma rotina de exercícios para um estilo de vida mais saudável e, sequer conseguem acompanhar ou estruturar os estudos dos filhos. Percebemos que sem acolhimento e um direcionamento qualificado, é improvável que consigam ter a percepção que precisam cuidar de si para cuidar do outro”, explica a professora de Educação Especial do Câmpus Gaspar Hagar de Oliveira.

Os materiais foram produzidos a partir de um levantamento feito com cuidadores de estudantes com TEA do Câmpus Gaspar e com familiares que integram a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Gaspar. A cartilha com as orientações para um estilo de vida mais ativo foi elaborada pelo  professor de Educação Física de Gaspar Anderson Honorato. Ele adaptou uma série de exercícios que haviam sido pensados para uma pesquisa sobre vida ativa de idosos da Universidade Estadual de Londrina, a qual ele havia participado como pesquisador, para o perfil de cuidadores de crianças e adolescentes. Os materiais foram impressos pelo projeto e entregues aos cuidadores de estudantes com TEA do Câmpus e para associados da AMA.

Uma das mães que recebeu os materiais foi a Eliane Schmidt Salgado, que foi presidente da AMA de Gaspar por quatro anos, e tem três filhos com TEA. “Projetos como esse são fundamentais porque nós observamos que a maior parte das ações são voltadas para a criança ou o adolescente com TEA e nunca para o cuidador. Muitas vezes há apoio da rede pública somente para o filho e não para a família.e se o cuidador não tiver saúde, a criança também não estará bem.”

Eliane explica que foi muito difícil para a família se adaptar com a nova rotina imposta pela pandemia. “Nós ficamos quase um ano sem sair de casa, meu filho mais velho chorava porque queria ir para a escola, pegava mochila e eu tentava explicar e ele não entendia. A gente não sabia o que iria acontecer no mundo, eu ficava ainda mais ansiosa e era muito difícil fazer as matérias com eles.”

A mãe conta que os materiais elaborados pelo Câmpus Gaspar a ajudaram no processo de reorganziação da rotina. “Um dos meus filhos tem um grau severo de autismo e quando ele tem uma crise eu tenho que segurá-lo. Eu já tenho um problema nos dois joelhos e a dor aumentou ainda mais. Eu não tenho tempo de ir na academia até porque não tenho com quem deixar meus filhos A cartilha do IFSC tem me ajudado porque faz lembrar que você tem um corpo, tenho feito alongamentos e caminhadas e isso tem ajudado. O fato de começar a fazer exercício físico motivou eu e o meu marido a   fazermos também uma dieta. O planner tem contribuídopara organizar a rotina da casa e dos estudos.  É fácil de colocar na geladeira e meus filhos gostam. Esses dias um deles veio me pedir porque eu não tinha organizado a rotina dele da noite e ele queria que eu colocasse no planner.”

Para acessar a cartilha clique aqui e para acessar o planner clique aqui

CÂMPUS GASPAR EXTENSÃO