O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

IFSC renova acordos com instituições estrangeiras

INTERNACIONAL Data de Publicação: 12 ago 2021 14:09 Data de Atualização: 16 ago 2021 14:40

O IFSC renovou suas parcerias com o Instituto Politécnico do Porto (IPP), de Portugal, e com a Universidad de Santiago de Chile (Usach). Com a renovação, o acordo com o IPP segue vigente até agosto de 2026 e com a Usach, até agosto de 2024. As instituições estrangeiras são parceiras em programas de intercâmbio e cooperações técnicas.

Para a assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais do IFSC, Fernanda Emanuella Ferreira, a renovação dos acordos confirma uma parceria que ainda perdura. “Significa que permanecemos caminhando lado a lado com as instituições parceiras, olhando para o futuro e desenhando novos projetos para a comunidade do IFSC e a sociedade, além de continuarmos colhendo frutos dos projetos anteriores”, destaca. 

O primeiro protocolo de intenções com o IPP foi feito em 2009 quando a instituição portuguesa passou a receber alunos do IFSC pelo Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie). Desde então, 144 estudantes do IFSC já tiveram a oportunidade de realizar projetos de pesquisa no IPP pelo Propicie.

-> Conheça mais sobre o Propicie

Em 2015, o IFSC assinou o acordo para Dupla Titulação com o IPP, que permite que alunos do IFSC passem um ano estudando em Portugal e, ao concluir o curso, obtenham a titulação de engenheiro no Brasil e mestre em Portugal. Ao todo, 15 alunos do curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e três alunos do curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages já participaram do programa de Dupla Titulação com o IPP. 

-> Veja como funciona o programa de Dupla Titulação

Com a Usach, o acordo foi firmado em 2019 para o desenvolvimento de tecnologias em Smart Grids, um projeto desenvolvido pelo Câmpus Florianópolis. No convênio, são dois coordenadores: o professor Ismael Soto, pela Usach, e o professor Rafael Nilson Rodrigues, pelo IFSC. Com a renovação, os trabalhos em parceria seguem em andamento e a intenção é ampliar as possibilidades, sobretudo na participação de docentes e discentes de maneira intercambiada nos respectivos programas de pós-graduação, além de facilitar o intercâmbio de graduação para alunos. 

O IFSC possui acordos com cerca de 15 instituições estrangeiras, além de mais de 40 memorandos de entendimento ou protocolos de intenções. A listagem dessas parcerias está disponível na página de Intercâmbio do IFSC

Intercâmbios no formato virtual

No passado, os programas de intercâmbio do IFSC foram suspensos em função da pandemia. No entanto, os estudantes estão tendo a oportunidade de participar de intercâmbios virtuais com a Universidade de Deusto, na Espanha, e com o Instituto Politécnico de Setúbal em Portugal.


-> Acompanhe as experiências de intercâmbio dos alunos do IFSC no Blog dos Intercambistas

Para mais informações sobre intercâmbio no IFSC, clique aqui.

INTERNACIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.