Colegiado do Câmpus Florianópolis autoriza acionamento da Fase 2 da Política de Segurança Sanitária

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Data de Publicação: 20 ago 2021 16:43 Data de Atualização: 09 nov 2021 18:41

Em reunião realizada na última quinta-feira (19), o Colegiado do Câmpus Florianópolis autorizou o acionamento da Fase 2 da Política de Segurança Sanitária a partir do dia 23 de agosto. A decisão foi tomada após a deliberação do Conselho Superior do IFSC, que autorizou os câmpus a discutirem o acionamento da Fase 2.

-> Conheça a Política de Segurança Sanitária do IFSC

A Fase 2 permite o retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas de até 30% da comunidade acadêmica. A prioridade para retorno é de formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC, aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários, estudantes de cursos EJA-EPT, uso de laboratórios de informática por estudantes sem acesso às ANP e retorno de servidores fora do grupo de risco que atuem em setores essenciais.

No Câmpus Florianópolis, sete cursos já estão preparados para retorno imediato de turmas que se encaixam nestes critérios: curso técnico integrado em Química, cursos técnicos subsequentes em: Agrimensura, Manutenção Automotiva, Mecânica e Meteorologia, bem como as Engenharias Civil e Mecatrônica. Outros cursos voltam a partir de outubro, quando inicia o segundo semestre letivo de 2021.

Mesmo dentro das turmas autorizadas, o retorno dos estudantes é opcional e, aqueles que não desejarem, poderão continuar em Atividades Não Presenciais (ANP). Os alunos serão informados do possível retorno das turmas em que estiverem matriculados via SIGAA, por isso é importante conferir o sistema com regularidade.

Estudantes e servidores que compõem grupo de risco só poderão acessar as estruturas físicas do IFSC nesta etapa tendo completado o ciclo vacinal para Covid (28 dias após a segunda dose ou dose única).

Atividades presenciais permitidas na Fase 2

- Prioridade de retorno: Estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC; aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários para que se reduza o fluxo de circulação de pessoas nos câmpus e em cada laboratório em particular; estudantes de cursos EJA-EPT, conforme avaliação de sua pertinência e possibilidade pelo câmpus; estudantes em privação de liberdade que já completaram o ciclo vacinal, conforme avaliação de sua pertinência e possibilidade pelo câmpus;

- Disponibilização de laboratórios de informática a estudantes sem acesso às ANP; Retorno de atividades de pesquisa que não possam permanecer paradas tendo em vista o cumprimento de prazos constantes em edital ou sob risco de prejuízo irreparável ao seu andamento;

-> Veja os critérios para acionamento de fases e as atividades permitidas em cada uma clicando aqui.

Regras gerais para acesso aos prédios do IFSC

Para acessar os prédios do IFSC, é necessário seguir uma série de protocolos que garantam a segurança sanitária para evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem nesses espaços. Veja abaixo as medidas necessárias:

- Utilizar máscara facial de forma correta em todos os espaços internos e externos;

- Preencher autodeclaração de saúde no formulário disponível neste link;

- Realizar aferição de temperatura e apresentar temperatura inferior a 37,8ºC;

- Não apresentar sintomas respiratórios;

- Higienizar os pés em tapete umedecido com solução sanitizante (na entrada para pedestres e em todas as entradas das edificações);

- Higienizar as mãos com álcool em gel;

- Respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre uma pessoa e outra em todos os espaços;

- Respeitar o protocolo sanitário do IFSC, que pode ser lido na íntegra na Política de Segurança Sanitária.

Para acompanhar as decisões e orientações do IFSC no período da pandemia acesse https://www.ifsc.edu.br/covid-19

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS NEWS