Estudantes do Câmpus Chapecó garantem vaga para seletiva internacional de Astronomia

ENSINO Data de Publicação: 24 ago 2021 19:05 Data de Atualização: 09 set 2021 17:31

Três alunos do Câmpus Chapecó do IFSC garantiram vaga nas seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022: Alan Antonio Bonetti, Anthony Luigi Cassol e Giovani Leal Gonçalves. Estudantes do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, eles conquistaram a chance de participar das seletivas ao garantir a pontuação necessária na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

As seletivas ocorrem de forma on-line nos dias 19 de setembro, 17 de outubro e 4 de dezembro. Os que forem aprovados serão selecionados para os Treinamentos de 2022 e irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022.

Anthony Cassol, do segundo semestre do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, não conhecia as Olimpíadas até então. Uma amiga o incentivou a participar, ele queria conhecer a competição e acabou com uma medalha de prata e com vaga para a seletiva internacional. “A medalha representa uma vitória para mim, porque foi a primeira vez que eu fiz a prova, fiquei muito feliz com o resultado. E ainda espero melhorar com o tempo”, afirma.

Um dos incentivos aos estudantes do Câmpus Chapecó que querem aperfeiçoar os conhecimentos na área é realizado em encontros semanais do Clube da Física (CDF), com debates, palestras, estudos e compartilhamento de informações sobre a física e áreas afins. “O Clube instiga os estudantes a novos conhecimentos, incentiva à participação em olimpíadas científicas além de melhorar o desempenho do estudante em sala de aula. Constitui-se, portanto, de mais uma iniciativa que amplia e aprimora a formação de todos os participantes”, destacam Alencar Migliavacca e Camila Gasparin, professores de Física do Câmpus Chapecó e organizadores do Clube.

Outra iniciativa que tem feito a diferença, segundo os professores, é a parceria do IFSC com a Associação Apontador de Estrelas de Chapecó, que auxilia professores e estudantes a aprimorar o conhecimento específico na área de astronomia e astronáutica.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de estudantes da educação básica. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins. Além desta, os professores do Câmpus Chapecó também estimulam a inscrição dos estudantes em outras, como na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

OBA - Resultado Câmpus Chapecó em 2021

Alan Antonio Bonetti - vaga para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022
Anthony Luigi Cassol - medalha de prata e vaga para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022
Giovani Leal Gonçalves -  medalha de prata e vaga para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022

OBA - Resultado Câmpus Chapecó em 2020

Recentemente, o professor Alencar reuniu os estudantes do Clube de Física para entregar as medalhas da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em 2020 (fotos).

No ano passado, no Câmpus Chapecó, foram três medalhas de ouro para os estudantes Ana Luísa Becchi Fadoni, Yenidis Teilor Scheibel e Bruno Alcebíades Vaz; duas medalhas de prata para os estudantes André Ghisleni Raimann e Willian Patrick Gonçalves e uma medalha de bronze para o estudante Alan Antonio Bonetti.

ENSINO CÂMPUS CHAPECÓ NEWS