Estudantes do Câmpus SMO garantem vaga para seletiva internacional de Astronomia

ENSINO Data de Publicação: 24 ago 2021 19:43 Data de Atualização: 24 ago 2021 19:49

Cinco alunos do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC garantiram vaga nas seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022: Aline Barbieri, Andréia Kist, Daniel Finatto da Chaga, Graziela Franco Assumpção e Otávio Kich Mata. Estudantes dos cursos técnicos Integrados em Eletromecânica, Alimentos e Agropecuária, eles conquistaram a chance de participar das seletivas ao garantir a pontuação necessária na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além deles cinco, o estudante Bruno Luiz da Cunha ganhou medalha de Ouro na OBA 2021, mas não vai para as seletivas porque está no sétimo ano (participa de projeto de extensão no Câmpus SMO) e apenas o nono ano e o Ensino Médio podem participar.

As seletivas ocorrem de forma on-line nos dias 19 de setembro, 17 de outubro e 4 de dezembro. Os que forem aprovados serão selecionados para os Treinamentos de 2022 e irão compor as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022.

Aline Barbieri, do terceiro ano do técnico Integrado em Alimentos, que além de garantir a vaga ganhou uma medalha de ouro na OBA 2021, conta que sempre teve interesse por Astronomia, “pela complexidade e a beleza por trás desses assuntos”, o que se intensificou depois que foi oferecido um curso de astronomia pelo professor Evandro da Cunha. “Essa medalha, então, representa um conjunto entre o esforço em estudar, ter escolhido fazer a prova e não ter tanta pressão em alcançar uma pontuação elevada. E, no fim, representa um mérito que não é só meu, mas sim das pessoas que estão sempre me apoiando e que ficam orgulhosas dessas pequenas e grandes conquistas”, ressalta a estudante.

No segundo ano do técnico Integrado em Eletromecânica, Daniel Finatto da Chaga também conquistou um ouro além da vaga para as seletivas nternacionais. Realizou a prova pela primeira vez, incentivado pela vontade de estudar bacharelado em Física no futuro. "Como a astronomia e astronáutica são matérias muito ligadas à Física, eu achei que seria uma grande oportunidade de me testar e também conseguir algum crédito no currículo para a faculdade”, afirma. E a medalha deu um gás extra: “isso me motivou a continuar seguindo na área, fazendo o que gosto”, conta Daniel.

Para o grande incentivador dos estudantes dentro do câmpus, o professor de Física Evandro da Cunha, é importante para o jovem se localizar no mundo que vive, compreender os fenômenos que estão a sua volta e com isso se tornar um adulto "que consegue ter noções de onde viemos, para onde vamos e qual o motivo de tanto estudar o espaço".

“Compreendendo esse motivo, tudo faz sentido nas gigantes cifras utilizadas através da cooperação entre diversas nações, a fim de desenvolver novas tecnologias de viagens espaciais e estudos do cosmos. As provas da OBA são o pontapé inicial para isso, pois propiciam o desenvolvimento da curiosidade exploratória inata do ser humano acerca do desconhecido e do inalcançável e com isso novas portas são abertas na mente do aluno e novos horizontes podem ser vislumbrados”, afirma.

E quando a instituição participa dessas Olimpíadas, “buscamos possibilitar ao aluno, acesso às oportunidades acima citadas. Essas possibilidades são estendidas aos alunos de outras instituições através dos projetos de extensão”, afirma Evandro.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a participação de estudantes da educação básica. O objetivo é estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Resultado Câmpus SMO em 2021

Aline Barbieri - medalha de Ouro e vaga para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022

Andréia Kist - vaga para as seletivas das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022

Bruno Luiz da Cunha - medalha de Ouro na OBA 2021