O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Reforma melhora funcionalidade do laboratório de análise sensorial do Câmpus Canoinhas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 ago 2021 18:11 Data de Atualização: 27 ago 2021 14:47

O laboratório de análise sensorial do Câmpus Canoinhas está mais funcional e adequado para a realização de aulas práticas, experimentos de projetos integradores e pesquisas dos cursos técnicos e superiores, especialmente os de Alimentos. Uma reforma no ambiente proporcionou a adequação das condições de acessibilidade, conforto, segurança e higiene do laboratório. O investimento foi de R$ 11.450 reais, de recursos do orçamento do câmpus (licitação 115/2020).

“A partir de agora, os nossos alunos e parceiros poderão experienciar algo mais próximo do que consideramos como ideal na área”, conta o coordenador do laboratório, professor Luiz Paulo de Lima. A análise sensorial tem o objetivo de evocar, medir, analisar e interpretar as características de um ou mais produtos, com base nas percepções olfativas, gustativas, visuais, táteis e auditivas de quem está provando.

A instalação de marcenaria planejada dividiu a sala em dois ambientes, com alocação de cabines individuais para os julgadores e instalação de um sistema de iluminação específico para as análises de um lado e, do outro, espaço para preparação das amostras e armazenamento de materiais.

As três cabines são acessíveis para pessoas que usam cadeira de rodas e contam com um sistema de iluminação independente, controlado pelos analistas que ficam na parte interna do espaço. “Para as análises convencionais, usamos luz branca. Mas também podemos utilizar luz com outras cores, a fim de minimizar o efeito da cor no produto, quando desejado”, comenta o professor.

Para que os julgadores não tenham contato visual com os produtos em fase de manipulação e, portanto, não sofram interferência de suas marcas, técnicas de preparo e outros aspectos, as cabines possuem portinholas para entrega e recolhimento das amostras.

“A realização deste projeto era um sonho antigo do eixo de Produção Alimentícia e resultado do trabalho da equipe atual e de tantos outros colegas que passaram por aqui”, enfatiza o coordenador do laboratório. Além dos professores e técnicas de laboratório do eixo, o projeto contou com o apoio do setor de Controladoria e Finanças do câmpus e da professora do eixo de Infraestrutura, Aryane Spadotto.

INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.