Estudantes do IFSC podem participar de competição na área de tecnologias da informação e da comunicação

EVENTOS Data de Publicação: 27 ago 2021 11:14 Data de Atualização: 10 set 2021 14:55

Alunos de cursos técnicos, de graduação e de mestrado do IFSC podem se inscrever até 9 de setembro na sexta edição do Huawei ICT Competition, um evento competitivo na área de tecnologias da informação e da comunicação para estudantes de todo o mundo.

A inscrição deve ser feita no site da empresa chinesa Huawei, promotora da competição. Esta é a primeira vez que o IFSC poderá participar da Huawei ICT Competition. A participação é viabilizada por meio do credenciamento da instituição como uma Huawei ICT Academy, feito no início deste ano por professores do Câmpus São José. Por meio desse cadastro, cinco professores do câmpus já foram capacitados para ministrar cursos sobre a tecnologia de redes móveis 5G.

Apesar de o cadastro ter sido feito pelo Câmpus São José, a participação na competição é aberta a estudantes de todo o IFSC. A orientação é de que os estudantes do IFSC façam sua inscrição usando o e-mail institucional (com extensão @aluno.ifsc.edu.br), para que os professores do Câmpus São José que serão os responsáveis pela equipe possam identificar os alunos da instituição.

Como é a competição

A competição ocorre por meio de provas em inglês em duas categorias (chamada “trilhas”): Network (Rede) e Cloud (Nuvem). Na fase preliminar, de 16 a 18 de setembro, as provas são online e escritas e na etapa final nacional, que será presencial em São Paulo em 20 e 21 de outubro, as avaliações serão escritas e práticas. Caso se classifiquem, os alunos do IFSC podem disputar ainda as etapas regional (América Latina) e global (mundial).

As provas da fase preliminar terão nota individual, com cada estudante podendo participar de apenas uma trilha. As três maiores notas por instituição vão compor o grupo que vai representá-la, e a pontuação da instituição será a soma dessas notas individuais. As seis melhores instituições em cada trilha vão para a etapa nacional. As etapas regional e global vão ocorrer em 2022.

Mais informações sobre a competição estão disponíveis na Wiki do Câmpus São José. Dúvidas podem ser sanadas com os professores Mario de Noronha Neto (noronha@ifsc.edu.br) e Rubem Toledo Bergamo (rubem@ifsc.edu.br), do Câmpus São José.

EVENTOS