Conheça o professor Leandro Roberto da Cruz

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE Data de Publicação: 27 ago 2021 17:40 Data de Atualização: 27 ago 2021 18:07

Conversamos com o professor do curso técnico em Agronegócio, Leandro Roberto da Cruz, do Câmpus São Lourenço do Oeste do IFSC. Ele contou um pouco de sua trajetória acadêmica, apresentou seus interesses de pesquisa e de extensão e também nos mostrou quais são os projetos que vem desenvolvendo no câmpus. Confira!

Há quanto tempo você trabalha no IFSC Câmpus São Lourenço do Oeste? E em qual área/setor atua?

Ingressei como servidor no IFSC em janeiro de 2021. Sou professor do curso técnico em Agronegócio, na área de Produção Vegetal.

Qual sua formação acadêmica?

Sou engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Produção Vegetal pela mesma universidade e doutorado em Agronomia: Agricultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Com quais temas você mais se identifica no desenvolvimento de pesquisas/estudos ou experimentos?

Sistemas de Produção Agrícola, com ênfase em grandes culturas (milho, soja e cana). Temas com os quais também me identifico são biologia e manejo de plantas daninhas, integração-lavoura-pecuária-floresta e uso de biossólidos em agroecossistemas.

Quais projetos (pesquisa, ensino ou extensão) está desenvolvendo atualmente ou pretende desenvolver no câmpus?

Estamos desenvolvendo trabalho de pesquisa sobre o uso de extratos vegetais como agentes de bio-priming em sementes de soja. Como projeto de extensão, realizaremos atividades de produção de olerícolas com a comunidade atendida pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município. Adicionalmente, estou orientando um projeto proposto pelos discentes do curso técnico em Agronegócio para recuperação de nascentes em propriedades rurais daqui da cidade.

Indique um filme ou livro da sua área de atuação.

“O menino que descobriu o vento”, filme dirigido por Chiwetel Ejiofor.

CÂMPUS SÃO LOURENÇO DO OESTE INSTITUCIONAL