Câmpus Canoinhas oferta curso on-line de análise de experimentos agrícolas com software livre

CÂMPUS CANOINHAS Data de Publicação: 31 ago 2021 16:13 Data de Atualização: 31 ago 2021 19:02

O Câmpus Canoinhas está com inscrições abertas para o curso Utilização do Software Sisvar para Análise de Experimentos Agrícolas. O curso on-line terá duração de 30 horas, com aulas síncronas uma vez por mês, de terça-feira das 19h às 21h, e atividades assíncronas nas demais semanas. Estudantes, técnicos e produtores devem se inscrever até 7 de setembro, em formulário eletrônico.

Clique aqui para se inscrever

O Sisvar é um programa livre de análise de dados desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). No curso, serão apresentadas suas funcionalidades para análises estatísticas de experimentos agrícolas, essenciais para a validação dos resultados antes da implementação de uma nova tecnologia ou uma inovação do processo produtivo.

Como exemplo prático, pode ser citado um experimento com morangos. Se um pesquisador deseja saber qual cultivar de morango é mais produtiva, ele faz um experimento com as variedades disponíveis e coleta os dados de produtividade. Com o Sisvar, realiza as análises estatísticas para saber, de maneira técnica, qual a cultivar mais produtiva dentro das condições experimentadas.

“A experimentação agrícola é uma disciplina da área de Ciências Agrárias de extrema importância. Dentre outros fatores, ensina os estudantes a prepararem experimentos, coletarem e analisarem dados. E, através dessa pesquisa, validar técnicas que poderão ser utilizadas por produtores rurais e técnicos, a fim de assegurar melhor planejamento, organização e otimização de recursos na agricultura”, explicam os professores Marlon Mulhbauer e João Paulo Pereira Paes, que coordenam o projeto.

O curso faz parte de um projeto de extensão do Câmpus Canoinhas, aprovado pelo Edital Proex-02/2021, que conta ainda com três alunas bolsistas do curso de Agronomia: Juliana Moraes, Helen Almeida Leite e Raissa Theodorovitz.

CÂMPUS CANOINHAS EXTENSÃO NEWS